domingo, 27 de janeiro de 2013

Bolo Chiffon de Laranja

Não me lembro se já tinha contado que eu e o P estamos de dieta... Mas como as dietas, para quem adora comer, são do mais triste e deprimente que há, eu, humana que sou, agarro-me a qualquer noticia, pretensamente cientifica que seja, que me permita comer qualquer coisinha que console... Isto para dizer, que li numa revista que foi feito um estudo em Israel que concluiu que comer doces ao pequeno-almoço ajuda a emagrecer e a manter o peso. Isso porque, segundo o mesmo estudo, o metabolismo a essa hora é mais rápido e queima mais calorias e, além disso, um doce ao pequeno-almoço vai ajudar a controlar o desejo de comer ao longo dia.
Por essa razão os meus dois últimos posts são de bolos. E este também vai ser... Um bolo seco, para ser comido ao longo da semana acompanhado de queijo fresco e chá verde.
Hoje decidi-me por um Chiffon de Laranja. É assim:




Ingredientes
(chávena de 240 ml)

6 ovos
1 1/2 chávena de açúcar
1 1/2 chávena de farinha
3/4 chávena de óleo
Sumo de 1 laranja
1 colher de chá de raspa da laranja
1 colher de chá de fermento Royal


Preparação

Bater as claras em castelo. Reservar.
Bater bem o açúcar com as gemas.
Adicionar o óleo, o sumo e a raspa da laranja e continuar a bater.
Juntar depois a farinha misturada com o fermento, peneirados. Bater em velocidade baixa até estar bem integrada.
Envolver as claras na massa .
Deitar em forma de chaminé, molhada com água fria.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º, por aproximadamente 50 minutos e não abrir a porta do forno até ao fim  da cozedura. 
Deixar arrefecer completamente, com a boca da forma voltada para baixo, e com as beiras apoiadas sobre 3 chávenas. Desenformar frio.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Tem um aspecto mesmo fofinho!!! Eu adoro bolos de laranja :)
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Querida Lina,

    Obrigada pelo teu carinho lá no meu blog do chocolate ! :)

    Devo dizer-te que tenho na manga um Chiffon de Chocolate para fazer, trocamos ? :)
    Porque o teu tem um aspecto delicioso e adoraria provar !

    Doces ao pequeno almoço: gosto !
    Aguçaste-me a curiosidade e fiquei super contente com essa notícia que tem toda a lógica ! :)

    Beijinho querida ! :)

    Isabel

    ResponderEliminar
  3. Oi Lina, vim agradecer e retribuir sua visita em meu blog, seja muito bem vinda querida.
    Adorei conhecer seu blog, voltarei mais vezes.Beijos querida, tenha uma excelente sexta.

    ResponderEliminar
  4. Como eu vos compreendo, para mim fazer dieta é um tormento dos grandes :( enfim mas esse estudo agradou-me bastante :P O teu bolinho ficou lindo e delicioso, comia uma fatia agora :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  5. Olá! que belo bolinho... estou tentada em fazê-lo! Mas a forma é só mesmo passada por água? Não leva manteiga e povilhada com farinha?? obrigada ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta. A forma é mesmo só passada por água. Põe debaixo da torneira com água fria, escorre, para não ficar água no fundo e põe a massa. Depois, desenforma frio. Se a parte junto do cano, na parte superior, não tiver despegado antes de desenformar, dá uma ajuda com a ponta de uma faca, só para soltar O chiffon de chocolate é igual. Nada de barrar formas... :)

      Eliminar
  6. Adoro estes bolinhos, sem cremes, ideais para um lanche, acompanhando um chá ou uma limonada bem fresquinha ;)
    Beijinhos

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar