Para mim, essa invenção de comer alheiras com batata frita e ovos é quase um sacrilégio. Mas como a liberdade é uma coisa muito bonita, até o direito de estragar uma comida deliciosa temos que aceitar.
De qualquer modo, eu vou trazer aqui a forma como as alheiras são comidas em Chaves e que, na minha opinião, é a forma de elevar uma comida do povo a algo quase divino.
Nas aldeias, onde as alheiras atingem a sua máxima qualidade, elas são grelhadas nas brasas da lareira, numa grelha de pés, até ficarem tostadas e com a pele bem crocante. Toda a gordura que largam durante o processo, cai no lume e a alheira fica, assim, muito menos gorda.
Como quem não tem cão caça com gato, para obter essa leveza, eu faço-as numa frigideira onde não é colocada qualquer gordura, em fogo bem baixinho.
Mas vamos lá passar à receita para 2 pessoas
3 ou 4 alheiras, conforme o tamanho.
1 molho de grelos de nabo
batatas
Sal
Azeite
Como a pele das alheiras de Chaves é para comer, devem lavar-se com um pano húmido e depois secar com papel absorvente.
Picam-se com uma agulha, ou com um garfo de dentes finos, em toda a sua extensão, para que não rebentem com o calor do fogo.
Põe-se uma frigideira em lume muito baixo, e colocam-se aí as alheiras.
Deixa-se grelhar lentamente até que tenham largado bastante gordura e estejam durinhas quando se lhes tocar com um garfo. Despreza-se a gordura que largaram.
Cozer, em água bem temperada de sal, os grelos. Quando os talos estiverem macios, deitá-los para um escorredor e calcar até que tenham largado toda a água.
Cozer as batatas em água e sal.
Depois, sirva-se, tempere os grelos com azeite abundante e aprecie a maravilha desta comida simples.
Como este ano não comi alheiras pedi uma foto à minha irmã A, para poder publicar a receita.
Cá em casa a alheira também é grelhada, ou em alternativa é assada numa grelha com a gordura a escorrer para uma panela colocada em baixo ;) E também acompanhamos com grelos e batatas cozidas :D O meu namorado é de Vila Real, por isso sempre fizemos assim :D
ResponderEliminarBeijinhos e tem um óptimo fim-de-semana! :D
Querida Lina,
ResponderEliminarNão digas a ninguém um segredo que te vou contar ! :)
Aqui em casa quem gosta de "estragar" comida é a filhota: peixe cozido com batata frita soa-te bem ???
Pois, nem a mim ! :))))
Adorei esse teu prato de sabores tão lusos e com cores lindas, adoro tudo quanto colocaste no prato, é uma refeição excelente ! :)
Beijocas
Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt