domingo, 24 de março de 2013

Bolo de Laranja com casca

O meu aniversário já foi há um mês e ainda estou a dever um bolo de comemoração aos  meus colegas. Decidi que deste fim-de-semana não passava e o bolo escolhido, por ser muito fácil e saboroso, foi o "Bolo de Laranja da Vovó Maria no liquidificador" que tirei daqui.
Desta vez não posso mostrar-vos uma fatia, porque tenho de levá-lo inteiro. Fica para a próxima.




Ingredientes
(chávena de 240 ml)

3 ovos grandes ou 4 pequenos
1/2 chávena de leite
1/2 chávena de óleo
1 laranja com casca
2 chávenas de açúcar
2 1/2 chávenas de farinha
1 colher de sopa de fermento Royal

Para a calda

Sumo de uma laranja
1/2 chávena de açúcar


Preparação

Deitar no liquidificador os ovos, o leite, o óleo, o açúcar e a laranja, bem lavada e cortada em 8, a que se retiraram as sementes e o miolo branco do centro. Bater muito bem até obter uma mistura homogénea onde já não se detectem pedaços da casca da laranja.
Verter esta mistura para uma taça grande e juntar aos poucos a farinha peneirada e o fermento. Bater bem até ter uma massa sem grumos.

Despejar a massa numa forma, untada com manteiga e polvilhada com farinha e levar ao forno pré-aquecido durante 20 minutos a 180º. Cozer à mesma temperatura, até que o palito saia limpo. No meu forno foram 45 minutos.

Levar o sumo de laranja e o açúcar da calda ao lume até o açúcar desfazer mas sem ferver. Fazer  pequenos furos no bolo e despejar sobre ele a calda. 
Vão ver que é uma delícia.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 comentários:

  1. Parece bem delicioso esse bolinho :D

    Beijinhos e tem um bom resto de Domingo! :D

    ResponderEliminar
  2. Querida Lina,

    Nem preciso de ver a fatia para me aperceber de que esse lindo bolo ficou delicioso e fofinho !:)

    Tem travos que adoro, decerto que fez as delicias de quem teve o prazer de o comer ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Hummm que delicia de bolo... conquistou-me por 2 motivos aproveita-se a laranja toda e depois porque eu gosto e muito de bolos com sabor citrico!!!

    Vim conhecer o teu cantinho e adorava ficar a seguir-te mas nao encontro a caixa dos seguidores... nao a tens adicionada???

    Beijocas

    MArgarida

    http://tachosvspanelas.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida, Obrigada pela visita. Se calhar não tenho, mas vou tratar disso. Beijinhos

      Eliminar
  4. Gosto tanto tanto!!! Está mesmo lindo e grandão :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Nunca fiz com laranja inteira, tenho mesmo que experimentar :)

    ResponderEliminar
  6. Tiene pinta de estar bien esponjoso y bien rico!!
    Ana de JUEGO DE SABORES

    ResponderEliminar
  7. Cresceu bastante, vou esperar esfriar para partir... Parece estar muito bom.

    ResponderEliminar
  8. Eu imagino o cheirinho pela casa, quando esse bolinho esta no forno!
    Agora entendo a corzinha dele!!
    Adoro bolo de laranja!!
    Roubo uma fatia pro meu lanche!
    Um beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  9. O seu bolo ficou lindo! Muito obrigada por citar o meu blog foi muito delicado da sua parte. Mostrei essa postagem à Vovó Maria e ela amou que estão fazendo a receita dela. Estou seguindo o seu cantinho para podermos trocar receitinhas para àqueles que queiram receitas boas de verdade. Bjs

    ResponderEliminar
  10. e muito gostoso fasio de fazer e delicioso

    ResponderEliminar
  11. Pelo que vejo deve estar uma delicia, vou experimentar pois acho muito fácil.Obrigada e boa pascoa.

    ResponderEliminar