Ontem comprei tiras de frango para strogonoff. O P. nunca tinha comido - comida com natas não é muito a praia dele - e não imaginava como se fazia. Não sendo a minha comida preferida, é um prato que eu fazia de vez em quando na minha outra vida. E hoje voltei a fazer. E ficou muito bom!
▼
sexta-feira, 31 de maio de 2013
terça-feira, 28 de maio de 2013
Caras de Bacalhau
Por estranho que pareça, sendo nós os petisqueiros que somos, eu e o P. nunca tínhamos provado caras de bacalhau. Ontem, ele foi ao super mercado e decidiu trazer 4 para experimentar.
Confesso que hesitei em publicar esta receita, porque não fiquei muito fã. Tem muito pouca carne e demasiada gelatina, para o meu gosto. Mas o P. adorou! Só dizia:-" o que eu andei a perder estes anos todos!! ". Por essa razão e por todas as pessoas que gostam, vou publicar.
domingo, 26 de maio de 2013
Picanha Grelhada
Eu achava que não gostava de picanha grelhada. Quando experimentei comer num restaurante, serviram-ma em sangue e eu não suporto carne mal passada, mesmo que todos os teóricos da carne venham dizer que é mal passada que a carne atinge o seu esplendor!
Quando pedi para passarem melhor, ficou dura, sem graça, enfim...não gostei.
Mas o P. decidiu fazer-me mudar de ideias. E conseguiu!
Comprou, numa promoção do Pingo Doce, picanha embalada em vácuo, da Austrália (creio que a da Argentina ainda é melhor).
E fiquei convertida. Que delicia de sabor, que tenrura de carne, apesar de não estar em sangue. Adorei! Vou mostra-vos algumas fotos, sem qualquer preparação, porque a picanha foi sendo feita e servida logo de seguida, para não arrefecer.
quinta-feira, 23 de maio de 2013
Tarte de Carne Picada e Pimento
No frigorífico havia uma massa folhada com a validade a terminar. Tinha pensado fazer umas tarteletes que vi no blog da São, mas não tinha a certeza que resultassem bem com massa folhada. Por outro lado, o P. queria que fosse uma tarte de carne. Então decidi que iria fazer com recheio de carne picada. Comprei outra embalagem de massa para a tampa e pus mãos à obra. Ficou muito boa.
Lombinhos de Porco
O meu filho considera o P. o melhor cozinheiro do mundo. Tudo que ele cozinha o encanta, mas o que verdadeiramente o conquistou foram estes lombinhos. É capaz de os comer sempre que cá vem e nunca se cansa. E acha que os últimos, são sempre os melhores. Hoje veio cá jantar e avisou logo que queria lombinhos. E teve lombinhos, pois claro!
Não é um prato fotogénico ou que impressione pela apresentação, mas é delicioso!
Não é um prato fotogénico ou que impressione pela apresentação, mas é delicioso!
terça-feira, 21 de maio de 2013
Pudim 1+1+1
Já devem ter reparado que cá em casa, gostamos muito de pudim. De facto, posso dizer que é o meu doce favorito. Por isso, hoje decidi fazer mais um. Os ingredientes são todos medidos no mesmo copo mas, para aqueles que preferem as medidas habituais, eu vou pô-las entre parêntesis.
segunda-feira, 20 de maio de 2013
Bifes de Frango com Batatas Salteadas
Ontem comemos bacalhau cozido com batatas e grão. E, como de costume, fizemos batatas que chegavam para quatro. Como esta coisa com as batatas, é um problema meu, que acho sempre que são poucas, e para não ficar mal na fotografia, guardo-as sempre e tento reaproveitá-las. Assim, foram elas o mote para o nosso jantar de hoje
domingo, 19 de maio de 2013
Bolo de Vinho do Porto e Canela
Hoje, celebra-se o World Baking Day.
O espírito do dia, é pôr toda a gente com a mão na massa e, se possível, a fazer algo que nunca tenhamos feito. Eu nunca tinha feito um bolo com manteiga. E, para celebrar o dia, decidi ir ao site e inspirar-me. E foi assim que decidi fazer a minha receita, baseada nesta. Não pus cravinho, porque é um sabor que não aprecio em doces, e troquei a margarina por manteiga.
É uma receita de dificuldade baixa, adequada a uma principiante como eu. Vamos lá adoçar o Mundo!
É uma receita de dificuldade baixa, adequada a uma principiante como eu. Vamos lá adoçar o Mundo!
sábado, 18 de maio de 2013
Frango na Púcara
O P. andava doidinho para fazer Frango na Púcara, mas não tinhamos a dita. Andámos a procurar e ele achou que a Púcara era demasiado alta e teve medo que não coubesse no forno. Então, optou por comprar um tacho de barro e hoje, finalmente, saiu para o almoço, o tão desejado "Frango na Púcara" mas feito no tacho. E digo-vos que a persistência valeu a pena, porque ficou muito bom!!
sexta-feira, 17 de maio de 2013
Polvo Cozido com Brócolos, Batatas e Ovo
Às vezes as coisas mais simples, são as melhores. Hoje o P. chegou a casa bastante mais cedo do que eu. Como tinha tempo, decidiu fazer polvo cozido para o jantar. Há dias comprámos uns polvinhos congelados, de aproximadamente 1kg, originários da Galiza. Ainda não tínhamos feito nenhum, e eu já nem me lembrava que os tínhamos. E devo dizer-vos que há já uns tempos que nada me sabia tão bem como esta refeição! O P. não coze o polvo como eu, e como foi ele a fazê-lo, vou contar a maneira dele.
quarta-feira, 8 de maio de 2013
Espargos Verdes à Brás
Há dias, no restaurante onde habitualmente almoço, comi alho-francês à Brás e adorei. Daí tirei a ideia para esta receita, com a qual participo no desafio de Maio de Cocineros del Mundo no Google + no apartado de Salgados.
segunda-feira, 6 de maio de 2013
Bifinhos de Frango Enrolados com Salada de Tomate e Pão
No sábado o P. esmerou-se. Além da maravilhosa torta de cenoura que já vos mostrei, quando cheguei a casa tinha à minha espera um jantar rápido e delicioso. Inspirou-se aqui, deu o seu toque pessoal, e o resultado não podia ser melhor!
domingo, 5 de maio de 2013
Torta de Cenoura para o Dia da Mãe
O P andava cheio de vontade de fazer a Torta de Cenoura que a mãe costumava fazer, e que ele adorava. Já tinha feito uma tentativa, que não correu nada bem, e ontem decidiu fazer-me a surpresa de a ter prontinha quando cheguei da minha irmã. Vai ser a sobremesa do Dia da Mãe. É uma maneira de manter a sua Mãe presente, neste dia das Mães.
sábado, 4 de maio de 2013
Pudim de Leite Condensado
Eu e o P adoramos pudim e há já uns tempos que não fazíamos. Hoje, quando arrumávamos a despensa, verificámos que havia uma lata de leite condensado a atingir a validade. Tinha de ser usada, e pensámos os dois no mesmo - um pudim! E é o pudim mais fácil de todos, que toda a gente conhece mas, nem por isso, menos delicioso!
sexta-feira, 3 de maio de 2013
Caracóis à Moda do P.
Começou a altura dos caracóis. E como habitualmente, inauguramos a época com uma caracolada em casa. Segundo o P., o segredo para se comerem bons caracóis, começa na escolha dos ditos. Devem ser de bom tamanho, bonitos e limpos, o que era o caso destes que ele comprou.
O P. faz caracóis como ninguém. Sem medo de exageros, garanto que os caracóis que ele faz, são os melhores que já comi (e já comi muitos e em muitos lugares).
Sei que este não é um petisco consensual. Há quem adore, quem deteste e quem não saiba se adoraria ou detestaria, porque nunca se atreveu a experimentar, por repugnância.
Aos últimos, se me lerem, peço que fechem os olhos, passem ao lado e finjam que não viram.
Queques de Maçã e Canela
Hoje decidi fazer uns queques de maçã e canela, dois sabores que adoro conjugar. Encontrei esta receita, à qual fiz pequenas alterações. Foi a minha primeira experiência a fazer queques e, não estando perfeitos, ficaram muito bons.
quinta-feira, 2 de maio de 2013
Quiche de Espargos Verdes e Fiambre
Ontem à tarde nem eu nem o P estávamos com grande vontade de cozinhar. E estávamos, também, sem ideias do que fazer para o jantar.
Tinha no frigorífico uma massa folhada e um molho de espargos verdes. E foi ao olhar para eles que decidi fazer uma quiche. Nunca tinha feito quiches com massa folhada, mas resulta muito bem. Para não ser só de espargos, acrescentei o fiambre. E ficou deliciosa.
Tinha no frigorífico uma massa folhada e um molho de espargos verdes. E foi ao olhar para eles que decidi fazer uma quiche. Nunca tinha feito quiches com massa folhada, mas resulta muito bem. Para não ser só de espargos, acrescentei o fiambre. E ficou deliciosa.
quarta-feira, 1 de maio de 2013
Sobremesa inventada de Morangos e Chantilly
No domingo passado como tinha uns palitos de champanhe que tinham sobrado do Tiramisù e uns morangos pouco doces, que não dava para comer ao natural, decidi inventar uma forma de juntar tudo, e fazer um doce. E resultou numa sobremesa bem fresca e agradável.