domingo, 5 de maio de 2013

Torta de Cenoura para o Dia da Mãe

O P andava cheio de vontade de fazer a Torta de Cenoura que  a mãe  costumava  fazer, e que ele adorava. Já tinha feito uma tentativa, que não correu nada bem, e ontem decidiu fazer-me a surpresa de a ter prontinha quando cheguei da minha irmã. Vai ser a sobremesa do Dia da Mãe. É uma maneira de manter a sua Mãe presente, neste dia das Mães.




Ingredientes

500 gr de cenoura (pesadas depois de descascar)
4 ovos
300 gr de açúcar
4 colheres de sopa de farinha
2 colheres de chá de fermento Royal
Raspa de 1 limão
1 pitada de sal

Preparação

Cozer as cenouras em água com uma pitada de sal.



Bater as claras em castelo firme. Reservar. Quando a cenoura estiver bem cozida, escorrer e deixar arrefecer um pouco. Reduzir a puré com um passe-vite ou com a varinha mágica. Juntar à cenoura todos os outros ingredientes, à excepção das claras, e bater bem.  Depois de bem batido, envolver as claras na massa, sem bater.



Untar um tabuleiro rectangular com margarina e forrar com papel vegetal, também untado. Despejar aí a massa, espalhando bem para que fique toda da mesma altura.



Levar a forno pré-aquecido a 180º. Cozer até que os rebordos da torta comecem a separar-se do papel (entre 15 a  20 minutos, dependendo do forno).



Retirar do forno e, com um movimento rápido, voltar sobre um pano polvilhado com açúcar. Retirar cuidadosamente o papel vegetal e enrolar.



Bom proveito e Feliz Dia da Mãe!








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13 comentários:

  1. Ficou uma perfeição e deve ser uma delicia

    ResponderEliminar
  2. Ficou bem bonita esta torta :D Está perfeita :D Tenho a certeza que o teu P. vai adorar :D

    Beijinhos e tem um bom Domingo! :D

    ResponderEliminar
  3. Se tu soubesses quantas vezes fiz essa torta quando ainda vivia na casa dos meus pais. Naquele tempo tinha de descascar muitas cenouras, hoje já as posso comprar congeladas.
    Vou ali ao hipermercado comprar umas e depois faço a tua receita. Eu depois digo-te se ficou tão deliciosa como a tua.
    Beijinhos neste dia especial.

    ResponderEliminar
  4. Ficou tão perfeita esta torta, que aspecto delicioso tem.

    Beijinhos e um bom domingo

    ResponderEliminar
  5. Adoro tortas de cenoura e esse além de linda tem um aspecto delicioso.
    Bom domingo
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Aqui esta mãe :) também gosta muito de tarte de cenoura, mas não se ajeita muito a enrola-las ... partem-se sempre :(

    Beijinhos ...

    ResponderEliminar
  7. Aii! Adoro torta de cenoura, é dos meus doces preferidos! Passa-me aí uma fatia dessa maravilha :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  8. Que boa escolha para este dia. A minha mãe costumava fazer uma assim, que polvilhava com canela antes de enrolar.

    ResponderEliminar
  9. Fantástico pastel!! No lo he probado pero me la apunto para probarla un dia de estos, me ha encantado!
    Un besazo

    ResponderEliminar
  10. Olá Lina,nunca fiz torta de cenoura.Mas tem uma cor tão apetitosa que dá vontade de comer.bjs,violeta

    ResponderEliminar
  11. Olá Lina,
    um dia eu vou dedicar-me a aprender a fazer tortas e nesse dia espero conseguir fazer uma tão linda e perfeita como esta!
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Perfeita!
    Até fiquei a salivar :)

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  13. Como eu adoro tortas assim, bem húmidas!!! ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar