sábado, 15 de junho de 2013

Doce de Cereja

A minha mãe sempre fez compotas maravilhosas e a de cereja sempre foi a minha preferida. As cerejas com que ela fazia esta compota, eram cerejas francesas, rijas, cor-de-rosa e docinhas. Não se encontram dessas cerejas cá em Lisboa. Mas, este ano, eu não quis deixar de fazer o meu doce preferido, visto que a minha mãe já está muito velhinha para o fazer.  Comprei umas cerejas rijas,  bonitas, mas escuras e nada,nada, doces. Quando cheguei a casa e as provei, fiquei um bocadinho assustada, mas achei que o açúcar as salvaria. E salvou. Apesar de resultar uma compota escura, quase negra, ficou deliciosa. Fiz a receita tal qual a minha mãe me ensinou.


Ingredientes

1,5 kg de cerejas descaroçadas
600 gr de açúcar amarelo
600 gr de açúcar branco
3 paus de canela
1 copo (200 ml) de água
2 cascas de limão (vidrado)

Preparação


Descaroçar as cerejas e reservar.


Num tacho largo deitar o açúcar, os paus de canela  e o copo de água e deixar ferver até fazer ponto de pérola (quando a calda, após cinco minutos de fervura cair em fio formando uma bolinha na ponta).


Juntar as cerejas, deixar recomeçar a ferver. Nessa altura, baixar o lume para o mínimo  e retirar a espuma que se vai formando com uma espumadeira.


Ao fim de 80 minutos juntar as duas cascas de limão. Deixar cozer até fazer ponto de estrada (quando, retirando um pouco de doce para um prato,  passar uma colher de pau e se formar uma estrada que não se une de imediato -  aproximadamente aos 90 minutos). 
Retirar os paus de canela e as cascas de limão e deitar em frascos préviamente fervidos. Deixar arrefecer e fechar. 


                                      
  Fotos do doce feito com cerejas tipo francesa
 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 comentários:

  1. Adorooooo cerejas!!! Mas o doce é a minha perdição!! Seja com uma tostinha, ou assim com queijinho!
    É que nao me resisto!!! :)
    Uma bela participação!! Agora passo por la a deixar o voto!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Escura ficou lindíssima ;)
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  3. Tem muito bom aspecto :) Deve ficar muito boa :D

    Beijinhos e tem um bom Domingo :D

    ResponderEliminar
  4. se tivesse visto este post a semana passada tinha feito esse doce, porque a minha casa estava cheia de cerejas, mas agora já acabaram :(

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  5. Es un poco laborioso, pero merece la pena seguro! Mucha suerte con el reto de google+. En cuanto me meta te voto.
    Un besazo preciosa

    ResponderEliminar
  6. Adoro tudo o que tenha cerejas e o teu doce ficou maravilhoso!
    Já votei na tua receita :-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Também fiz ontem mas usei estrela de anis.
    O teu ficou com muito bom aspecto.
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Que aspeto fantástico, gosto muito de cerejas e adorei o teu doce.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  9. Lina,parece que este ano todas as cerejas são assim.Eu também fiz doce de cereja e juntei mais um pouco de açúcar.Ficou com uma cor divina.bjns,violeta

    ResponderEliminar
  10. Muito obrigada mesmo pelas palavras!!!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  11. Adoro doce de cereja. Tão bom no pão de brioche com manteiga ou queijo e um bocadinho de doce por cima :)

    ResponderEliminar
  12. Deve ter ficado muito bom!! Adoro doce :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  13. Minha querida Lina,

    O ano passado fiz uma compota assim, negra, deliciosa, docinha... ficou uma perdição...
    Este ano estou à espera das cerejas negras para as fazer. :)
    Está com uma cor espectacular esse teu doce, uma maravilha para se comer até mesmo à colher ! :)

    Beijinhos grandes

    Isabel

    ResponderEliminar
  14. Delicioso Lina! Hemos coincidido aunque mi propuesta es algo más simple. Lo bueno que tiene es podemos darle muchísima utilidad en la cocina, a que si? Besos

    ResponderEliminar