domingo, 6 de outubro de 2013

Coelho Guisado com Vagens da Leonor

Passei os primeiros dias das minhas férias de Verão, em Chaves, com a minha Mãe.
Quando era mais nova, e ainda tinha forças, a minha Mãe cozinhava como ninguém! São os sabores dos seus cozinhados que eu persigo, sem sucesso... 



Eu cozinho razoavelmente e, das minhas irmãs, só a MC se destaca. As outras são, como eu, apenas razoáveis. Mas existe uma pessoa que apanhou a "mão" da minha Mãe - a Leonor! A Leonor foi trabalhar para nossa casa com 18 anos, faminta, mal tratada e analfabeta. Nunca conseguiu aprender a ler, mas encontrou em nossa casa o lar que nunca tinha tido. Aprendeu a cozinhar com a minha mãe, e sob a sua orientação. Trata de plantas como ninguém, fala com elas, acarinha-as, e elas agradecem-lhe crescendo lindas e floridas! 





Hoje, a Leonor tem 77 anos e continua a cuidar da minha mãe, a cozinhar e a fazer as nossas delícias! Nada lhe dá mais satisfação do que os nossos elogios depois de uma refeição... Prometi-lhe que publicaria alguns dos seus preparados e ela, com o seu espírito simples, aperaltou-se para que a fotografasse  também. 



Como o prometido é devido, vou contar-vos como ela faz o seu maravilhoso "Coelho com Vagens"

Ingredientes

1 Coelho grande
1 kg de vagens (feijão verde)
3 cebolas 
3 dentes de alho
3 tomates maduros
1 copo de vinho branco
Noz-moscada
Azeite
Sal
Pimenta 

Preparação



Lavar o feijão verde, retirar os fios, partir ao meio, longitudinalmente, e reservar.
Partir o coelho em pedaços, lavar e temperar com sal, pimenta e os dentes de alho picados. Cobrir com o vinho branco e deixar marinar por 1 hora.
Num tacho, deitar as cebolas picadas, um bom fundo de azeite e deixar refogar. Juntar o coelho, sem a marinada, acrescentar um pouco de noz-moscada e deixar dourar. Acrescentar os tomates pelados e cortados em pedacinhos pequenos e refogar mais um pouco até os tomates estarem meio desfeitos; juntar a marinada. Quando o liquido da marinada tiver evaporado, acrescentar água e deixar ferver. Juntar o feijão verde e deixar cozinhar até que o coelho e as vagens estejam cozidos. Acompanhar com batatas cozidas e salada de alface e tomate. Uma delícia!!!


quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Chili de Frango

Há uns tempos comprei uma embalagem de tortilhas mexicanas, que estavam na despensa à espera de uma ideia para as utilizar.  Até que, há uns dias, vi num programa de televisão uma receita de chili, que me inspirou. Como o tempo já estámais fresco, já apetece uma comidinha mais quente... Eu e o P. adorámos e ficou marcada como receita a repetir. Estava uma delícia!


terça-feira, 1 de outubro de 2013

Frittata de Espargos Verdes, Pimento Vermelho e Batata

Felizmente consegui recuperar o suficiente, de nova crise de vertigens, a tempo de poder participar na 5ª edição do Dia Um... Na Cozinha, cujo tema é "Fritattas de Legumes". E a minha escolha recaiu nos meus ingredientes preferidos para este tipo de prato - espargos, pimentos e batatas.
Costumo confeccionar as frittatas apenas na frigideira, sem ir ao forno. Mas como, por definição, as frittatas são terminadas no forno, foi assim que fiz esta. Foi feita hoje, sábado, 28 de Setembro, e avaliada por mim, pelo P. e pelo filho dele. Teve nota máxima!