domingo, 17 de novembro de 2013

Bacalhau Assado com Broa

Sempre que, num restaurante, nos cruzávamos com Bacalhau com Broa na ementa, e o P. o escolhia,  eu dizia-lhe que o que eu costumava fazer, era muito melhor. E ele sempre me respondia  que sim,  talvez fosse mas, mas como nunca tinha tido a oportunidade de provar, não podia ajuizar e, portanto, continuava pacientemente à espera do dia em que eu me tiraria dos meus tamanquinhos, e o faria...
E não é que esse dia chegou?  Cinco anos  e dez meses (menos 1 dia) depois de começarmos a viver juntos, eu decidi fazer o meu Bacalhau com Broa!!!  E olhem que a minha memória é mesmo muito boa, porque a coisa não correu nada mal...
É assim:




Ingredientes

2 postas (do lombo) de bacalhau 
1 broa de milho
1 cebola 
7 dentes de alho
1/2 ramo de coentros
Sal
Pimenta
Azeite
Batatinhas para assar

Preparação


Lavar bem as batatas e, se não forem pequeninas, partir ao meio. Cozer com sal durante cinco minutos contados a partir do momento em que a água começar a ferver. Escorrer bem e reservar.
Esfarelar muito bem o miolo da broa e, se quiserem utilizar a côdea, partir em pedacinhos muito  pequeninos para dentro de uma taça. Picar, muito finamente, 4 dentes de alho, o meio molho de coentros e juntar à broa. Misturar bem. Temperar com sal marinho, pimenta moída na hora e azeite abundante para ligar toda a mistura. Reservar.


Secar bem o bacalhau, cortar as espinhas laterais e  cortar  no meio de modo a retirar a espinha central. Cortar cada metade ao meio e retirar todas as espinhas que se sintam quando pressionar o bacalhau.
Num tabuleiro de ir ao forno, colocar a cebola partida em rodelas bem fininhas e os três dentes de alho restantes, laminados. Colocar o bacalhau no centro do tabuleiro, por cima da cama de cebola. À volta, colocar as batatas. Regar com azeite suficiente para cobrir o fundo, e levar ao forno por 15 minutos para o bacalhau ficar meio cozinhado.


Passado esse tempo, retirar do forno e cobrir o bacalhau com a broa.


Levar novamente ao forno até que a broa esteja bem tostada e, idealmente, a cebola comece também a tostar. Digo idealmente porque hoje, como já estava a ficar muito tarde, não esperei que isso acontecesse. Mas, mesmo assim, o P.  achou que era, de facto, o melhor bacalhau com broa que já comeu! E acho que não foi para ser simpático... 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

19 comentários:

  1. Lina,fiquei com vontade de comer um bocadinho desse bacalhau. Esse seu bacalhau cheio de cores e sabores ficou incrível!
    bjns

    ResponderEliminar
  2. Adoro este prato... é mesmo delicioso!!
    Valeu a pena a longa espera :)

    ResponderEliminar
  3. Acho que valeu a pena esperar os 5 anos, quase 6, pois o bacalhau tem um aspecto fenomenal e vai para a minha lista dos "a testar".
    Obrigada por partilhares.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  4. Fiquei a babar, que aspecto maravilhoso!!! Dos meus pratos preferidos sem dúvida. beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Até fiquei com água na boca! Gosto imenso de bacalhau com broa e o teu está mesmo apetitoso.Adorei.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Boa noite! Adoro um bom pratinho de bacalhau e este ficou com tão bom aspecto, com um ar tão crocante e delicioso!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Gosto TANTO de bacalhau com broa!!

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  8. Sou fã nº1 de bacalhau e quando vejo um pratinho destes à minha frente, apetece-me logo ir buscar um pratinho e sentar-me à mesa :)
    Está com um aspeto tentador.
    Gosto destas refeições, de bacalhau com broa.
    Se puderes participa no meu passatempo http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/2013/11/mousse-de-chocolate-para-o-1aniversario.html
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  9. Que bom aspecto, gosto muito de bacalhau com broa, que por coincidência foi o meu almoço de domingo, e na noite de Natal é um dos pratos que faço, pois cá em casa não gostam muito de bacalhau cozido.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Que bom aspecto, parece mesmo delicioso e reconfortante

    ResponderEliminar
  11. No soy muy fan del bacalao pero el plato tiene una pinta para morirse. Se ve delicioso, y supongo que con otro pescado se haría igual, no?
    Un beso grande preciosa!!

    ResponderEliminar
  12. Ai que booommmmm!!! Eu aqui, acabada de jantar e já novamente com água na boca!!!
    Beijinhos, boa semana!

    ResponderEliminar
  13. Realmente é muito tempo para provar o dito bacalhau mas ficou com tão bom aspecto e esta apresentação é mesmo deliciosa e bem bonita, adorei.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Que estupenda receta de bacalao, la probe en Portugal hace un año y me gusto mucho, gracias por compartirla, te la copio, me gusta mucho tu blog, me quedo como seguidora y te invito a visitar el mio, un beso

    ResponderEliminar
  15. Que bom aspecto! Por acaso nunca fiz e adoro bacalhau, acho que vou seguir a tua receita e experimentar :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  16. Lina querida,

    O fiel amigo sempre agrada nas suas mais variadas versões de culinária e esta é, sem dúvida, uma das que mais gosto ! :)
    Tem um aspecto delicioso o teu bacalhau com broa e como sou adepta da máxima "vale mais tarde que nunca", decerto que o P. adorou e deve ter valido a pena a espera ! :)
    Está um prato fabuloso !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Un bacalao maravilloso! Como siempre en Portugal!
    Besos

    ResponderEliminar
  18. Adorei a tua receita, e hei-de experimentar.
    Beijinho

    Paula

    ResponderEliminar