quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Rabanadas com Açúcar e Canela

Hoje decidi fazer uma receita de rabanadas sem calda. Ficaram muito boas.
Podem ver a outra receita que eu publiquei no ano passado aqui, e escolher a que vos agradar mais. Não podem é deixar de fazer, porque as rabanadas não podem faltar na mesa de Natal!

domingo, 8 de dezembro de 2013

Pudim de Coco


Mais um pudim...Porque sim, porque é o meu doce favorito e porque, quando comi este, adorei. Foi no aniversário da minha irmã A., feito pela Lúcia, a empregada dos fins de semana. É muito bom, experimentem.

domingo, 1 de dezembro de 2013

Strudel de Alheira, Nabiças e Batata

O tema da edição de Dezembro do Dia Um... Na Cozinha é "Strudel Salgado". Para mim foi um desafio e tanto; primeiro porque nunca tinha feito Strudel, depois porque decidi que o faria com massa filo, e  também nunca tinha usado esta massa, que não é muito fácil de trabalhar. De seguida colocou-se a questão da escolha dos ingredientes - qual seria o recheio ideal? Andei uns dias a pensar no assunto, mas  quando vi esta receita, soube de imediato que o meu strudel seria feito com alheira, batata e nabiças. E que escolha tão acertada! Ficou uma verdadeira delícia, a repetir muitas mais vezes!



sábado, 23 de novembro de 2013

Everton-Liverpool ou Gratinado de Carne de Porco e Massa de Cotovelos

Hoje, por engano, o P. descongelou para o almoço, dele e do filho, strogonoff de porco. Como o filho não gosta de natas, ele decidiu dar uma volta aquela carne e, em vez de strogonoff, fazer outra coisa. E como, enquanto esteve a fazer o almoço, esteve também a ver o Everton-Liverpool em futebol, decidiu dar ao cozinhado esse nome. Dizem eles que estava uma delícia! E eu acredito, porque não sobrou nem um bocadinho para eu provar...




segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Arroz Doce

No domingo fui a dona da cozinha. Como já vos contei fiz, finalmente, o Bacalhau com Broa para o P. E como bacalhau pede doce à sobremesa, decidi fazer a minha estreia (parece mentira, mas não é) a fazer Arroz Doce. E como a estreia correu tão, mas tão bem, decidi participar com ele no passatempo de 1ºaniversário do Blog Emoção às Colheradas, da Isabel Figueiredo, que tem o tema "Sobremesas de Colher". Espero que gostes, Isabel.


domingo, 17 de novembro de 2013

Bacalhau Assado com Broa

Sempre que, num restaurante, nos cruzávamos com Bacalhau com Broa na ementa, e o P. o escolhia,  eu dizia-lhe que o que eu costumava fazer, era muito melhor. E ele sempre me respondia  que sim,  talvez fosse mas, mas como nunca tinha tido a oportunidade de provar, não podia ajuizar e, portanto, continuava pacientemente à espera do dia em que eu me tiraria dos meus tamanquinhos, e o faria...
E não é que esse dia chegou?  Cinco anos  e dez meses (menos 1 dia) depois de começarmos a viver juntos, eu decidi fazer o meu Bacalhau com Broa!!!  E olhem que a minha memória é mesmo muito boa, porque a coisa não correu nada mal...
É assim:



quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Frango Guisado com Feijão Verde

O P. já fez este frango delicioso há quase um mês, mas eu ainda não tinha tido  tempo de fazer o texto e já quase me tinha esquecido dele. Hoje passei pelas fotos e decidi que desta noite não passava. Aqui vai. É simples, delicioso e reconfortante!


domingo, 10 de novembro de 2013

Bolo de Cenoura ralada


Domingo. O fim-de-semana está quase no fim e a angústia começa a chegar... Para esquecer, e adoçar a boca e alma, decidi fazer um bolo. Não me apetecia repetir os bolos que costumo fazer e fui espreitar as receitas da Mãe do P. 
Encontrei a receita deste bolo, que me pareceu ideal para acompanhar o meu chá preferido, uma mistura de Explosão de Frutos Vermelhos com chá preto. Experimentem, verão como é bom!

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Folhado Simples de Maçã

Hoje apetecia-me qualquer coisa doce, mas não muito... Tinha no frigorifico uma massa folhada a atingir a validade ( porque será que nunca utilizo as massas folhada ou quebrada, acabadas de comprar?) e muitas maçãs na fruteira. E assim, decidi fazer um folhado de maçã. Ficou uma verdadeira delícia!


Ingredientes

1 embalagem de massa folhada rectangular do Lidl
4 maçãs pequenas
2 colheres de sopa bem cheias de açúcar mascavado 
2 colheres de chá de canela em pó


Preparação

Descascar as maçãs  e cortar ao meio. Descaroçar, e cortar em meias luas bem finas para dentro de um recipiente. Polvilhar com o açúcar e a canela, e misturar bem.
Num tabuleiro de ir ao forno, estender a massa folhada mantendo por baixo o papel em que vem enrolada. Dispor a maçã no meio da massa. Dobrar primeiro os lados mais pequenos da massa para cima da maçã e depois os lados maiores, cobrindo-a completamente.
Fazer uns cortes na massa para a maçã respirar e a massa crescer.
Levar a forno pré aquecido a 180º durante 25 minutos, ou até estar dourada.
Não experimentei, mas em momentos de maior gulodice uma bola de gelado deve acompanhar  muito bem.... 







domingo, 3 de novembro de 2013

Um Ano e um (quase) Devil's Bundt Cake


Pois é, faz hoje um ano que criei o Comidadeconforto!  O tempo passa tão depressa, e não conseguimos (eu e o P.) fazer grande parte das receitas que me propus publicar neste ano. Não consegui ser regular nas publicações e, nos últimos tempos, tem-me mesmo passado pela cabeça deixar-me disto... Não tenho tido saúde e, principalmente, tem-me faltado o tempo e a disposição para me empenhar mais regularmente na manutenção do blog.
Mas sempre que consigo, a sensação é tão boa, que acabo por continuar...
Vamos ver se, neste segundo ano, consigo ser mais assídua e partilhar convosco o que por aqui se come. Fica a promessa de que vou tentar!

Quero aproveitar para agradecer a todos que me visitam e que, carinhosamente, deixam os seus comentários. Adoro saber que vêm cá e que gostam do que nós fazemos! Como o tempo não me sobra, optei por não responder aos comentários nos posts, mas vou, sempre que posso, aos vossos cantinhos deliciar-me com as vossa publicações e fazer-vos saber o quanto vos aprecio! Obrigada a todos e espero que passemos muitos mais anos juntos.

E como um aniversário merece um bolo especial, decidi fazer um Bundt, mais precisamente um Devils Bundt Cake. Mas a coisa correu mal. Com a pressa de não deixar a luz natural fugir, desenformei o bolo ainda quente... Erro crasso! Partiu-se todo, só consegui aproveitar a metade que ficou inteira, para fazer umas fotos. Mas o sabor, está lá todo, uma verdadeira delicia!!!!
E agora, a receita!


sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Crumble de Maçã

O tema deste Dia Um... Na Cozinha, é "Crumbles com Frutas da Época". Quando soube, pensei:-"Bom, é desta que tenho mesmo de fazer..." E isto porque Crumbles nunca me seduziram... Gosto de ver as receitas, acho que talvez seja bom, mas nunca me fizeram sonhar. Assim, senti-me verdadeiramente desafiada a sair da minha zona de conforto e a fazer coisas que, eventualmente, me agradam menos. Por isso, e porque não é mesmo a minha praia, decidi não inventar. Procurei na net, encontrei muitas receitas, mas decidi-me por uma bem tradicional: Crumble de maçã!
Ficou bom, é fácil e rápido de fazer, mas, como imaginava, não me apaixonou...



domingo, 6 de outubro de 2013

Coelho Guisado com Vagens da Leonor

Passei os primeiros dias das minhas férias de Verão, em Chaves, com a minha Mãe.
Quando era mais nova, e ainda tinha forças, a minha Mãe cozinhava como ninguém! São os sabores dos seus cozinhados que eu persigo, sem sucesso... 



Eu cozinho razoavelmente e, das minhas irmãs, só a MC se destaca. As outras são, como eu, apenas razoáveis. Mas existe uma pessoa que apanhou a "mão" da minha Mãe - a Leonor! A Leonor foi trabalhar para nossa casa com 18 anos, faminta, mal tratada e analfabeta. Nunca conseguiu aprender a ler, mas encontrou em nossa casa o lar que nunca tinha tido. Aprendeu a cozinhar com a minha mãe, e sob a sua orientação. Trata de plantas como ninguém, fala com elas, acarinha-as, e elas agradecem-lhe crescendo lindas e floridas! 





Hoje, a Leonor tem 77 anos e continua a cuidar da minha mãe, a cozinhar e a fazer as nossas delícias! Nada lhe dá mais satisfação do que os nossos elogios depois de uma refeição... Prometi-lhe que publicaria alguns dos seus preparados e ela, com o seu espírito simples, aperaltou-se para que a fotografasse  também. 



Como o prometido é devido, vou contar-vos como ela faz o seu maravilhoso "Coelho com Vagens"

Ingredientes

1 Coelho grande
1 kg de vagens (feijão verde)
3 cebolas 
3 dentes de alho
3 tomates maduros
1 copo de vinho branco
Noz-moscada
Azeite
Sal
Pimenta 

Preparação



Lavar o feijão verde, retirar os fios, partir ao meio, longitudinalmente, e reservar.
Partir o coelho em pedaços, lavar e temperar com sal, pimenta e os dentes de alho picados. Cobrir com o vinho branco e deixar marinar por 1 hora.
Num tacho, deitar as cebolas picadas, um bom fundo de azeite e deixar refogar. Juntar o coelho, sem a marinada, acrescentar um pouco de noz-moscada e deixar dourar. Acrescentar os tomates pelados e cortados em pedacinhos pequenos e refogar mais um pouco até os tomates estarem meio desfeitos; juntar a marinada. Quando o liquido da marinada tiver evaporado, acrescentar água e deixar ferver. Juntar o feijão verde e deixar cozinhar até que o coelho e as vagens estejam cozidos. Acompanhar com batatas cozidas e salada de alface e tomate. Uma delícia!!!


quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Chili de Frango

Há uns tempos comprei uma embalagem de tortilhas mexicanas, que estavam na despensa à espera de uma ideia para as utilizar.  Até que, há uns dias, vi num programa de televisão uma receita de chili, que me inspirou. Como o tempo já estámais fresco, já apetece uma comidinha mais quente... Eu e o P. adorámos e ficou marcada como receita a repetir. Estava uma delícia!


terça-feira, 1 de outubro de 2013

Frittata de Espargos Verdes, Pimento Vermelho e Batata

Felizmente consegui recuperar o suficiente, de nova crise de vertigens, a tempo de poder participar na 5ª edição do Dia Um... Na Cozinha, cujo tema é "Fritattas de Legumes". E a minha escolha recaiu nos meus ingredientes preferidos para este tipo de prato - espargos, pimentos e batatas.
Costumo confeccionar as frittatas apenas na frigideira, sem ir ao forno. Mas como, por definição, as frittatas são terminadas no forno, foi assim que fiz esta. Foi feita hoje, sábado, 28 de Setembro, e avaliada por mim, pelo P. e pelo filho dele. Teve nota máxima!





quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Massada de Garoupa

Eu e o P. gostamos muito de massada de peixe, mas nunca tínhamos feito. Como eu tenho estado doente, tem sido o P. a fazer as compras e um dia apareceu com metade de uma enorme cabeça de garoupa, para fazer a dita massada. Comprou também meio quilo de camarões cozidos e, mais uma vez, o seu talento brilhou. Ficou simplesmente deliciosa!!!


domingo, 1 de setembro de 2013

Galette de Ameixa Vermelha, Pêssego Careca e Manga

Há quase um mês que não faço um post, quase não ligo o computador, e nem pensar em cozinhar algo de especial... Primeiro foi o excesso de trabalho, que me fazia chegar a casa sem poder com um gato pelo rabo; depois, foram as malvadas tonturas... Sofri durante anos de labirintite que, de tempos a tempos, me provocava uma crise de vertigens  que não me deixava sair da cama. Há três anos fui a um otorrino, que me fez uma manobra para recolocação dos cristais do ouvido interno e, desde então, vi-me livre dessas desgraçadas. Até dia 15 de Agosto. Nesse dia, acordei, e sem qualquer razão aparente, o mundo começou a girar e tive uma das maiores crises de vertigens de sempre. Comecei a tomar a medicação habitual, mas ainda estou meia "azamboada"


De qualquer modo, não queria deixar de participar na edição de Setembro do grupo "Dia Um... Na cozinha", para o qual fui convidada pela querida Isabel, e  fiz um esforço para fazer esta galette de frutas. Nunca tinha feito nenhuma, e de certeza que poderia ter saído muito melhor, mas foi o possível nas actuais circunstâncias... Como ainda não estou bem, utilizei massa quebrada de compra e as frutas que tinha em casa.  


Ingredientes



sábado, 3 de agosto de 2013

Arroz de Polvo

Este é um post que eu nunca imaginei fazer e muito menos,  da forma deliciada com que estou a fazê-lo.
O P. adora arroz de polvo, e anda há anos a tentar convencer-me a experimentar, porque eu não gosto. Melhor dizendo,  acho que não gosto é dos que se fazem por aí, porque adorei o dele!!  Só vos digo, que maravilha! O que eu tenho andado a perder!... Já lhe disse que tem carta branca para repetir sempre que quiser. Nem imaginam o ar vitorioso com que ele ficou depois de me ver comer com tanto gosto...



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Salada de Tomate, Manjericão, Queijo Feta e Azeitonas Pretas

Num destes dias muito quentes, o nosso jantar foi esta maravilhosa e fresquissima salada.
Com muito calor, é o que mais apetece.


domingo, 28 de julho de 2013

Pastéis de Bacalhau com Arroz de Tomate

A semana que passou foi difícil. Várias pessoas de férias, e o trabalho a sobrar para os que ficaram. Não fizemos nada de  especial na cozinha, e nem tive tempo de vir ao computador para, pelo menos, espreitar o que vocês fizeram.
O Sábado passou a correr, e o P. não esteve em casa para fazer o jantar. O seu Sporting jogou, e ele foi ao estádio assistir. 
Hoje tomámos o pequeno-almoço já tarde e ficámos pelo sofá a "giboiar".  Quando começou a chegar a fome, já era uma da tarde e não tínhamos preparado nada. Foi aí que ele se lembrou de um "quebra-galho"maravilhoso que costumamos fazer nestas ocasiões: Pastéis de Bacalhau congelados, que compramos no LIDL, e que são muito agradáveis, e um maravilhoso arroz de tomate malandrinho! O arroz de tomate do P. é mais uma das suas especialidades, nunca comi outro que se lhe compare!
Mãos à obra e para a mesa, que está uma delícia!!


domingo, 21 de julho de 2013

Arroz de Coelho

Ontem, cheguei a casa  sem saber o que seria o jantar. Quando entrei, chegou-me logo um cheirinho delicioso de refogado, mas não consegui identificar com exactidão o que seria. Entrei na cozinha, e vi que o P. preparava o que viria a revelar-se um delicioso arroz de coelho. 
Só vos digo que me consolei e, como de costume, comi demasiado.



quarta-feira, 17 de julho de 2013

Tiras de Frango Guisadas com Ervilhas

Ontem o P. comprou umas tiras de frango para strogonoff, mas  como já era muito tarde quando chegou a casa, acabámos por comer esta salada de tomate com mozzarella e o frango ficou para hoje.  Em vez de fazer strogonoff, decidi fazê-lo guisado com ervilhas.
E em boa hora o decidi, porque estava tão bom, tão bom, que não sobrou quase nada.


sábado, 13 de julho de 2013

Caril de Camarão

Ontem, o nosso almoço foi caril de camarão. Apesar de ser conhecido o talento do P. para fazer caril, este conseguiu deixar-nos de queixo caído, de tão delicioso que estava!


quinta-feira, 11 de julho de 2013

Salada Fresca

Faltam dois dias para o fim das férias e já começo a sentir uma angústiazinha na barriga... Ainda por cima este estúpido e exagerado calor que tem feito, não me permitiu desfrutar dos últimos dias. Mas enfim, foram dias de descanso e não me importava que se prolongassem indefinidamente...
Nesta última semana, já em casa, não me aproximei do fogão. Sofro horrores com o calor e, se tivesse de ser eu a cozinhar, ninguém comia...E o que sabe melhor nesta época, é comida bem fresquinha. Foi o caso desta salada, que o P. fez há dois dias. Fresca, colorida - uma delicia!


domingo, 30 de junho de 2013

Bolo molhado de Ananás

Cheguei ontem de Chaves, onde passei os primeiros 5 dias das minhas férias. Vou aproveitar esta passagem, para  vos deixar a receita do bolo que fiz para o aniversário do P., na segunda-feira passada. Ele pediu que fizesse um bolo fresco e húmido. Depois de algumas sugestões, deliciosas, mas um pouco acima das minhas capacidades doceiras, resolvi pedir à minha sobrinha J. a receita do seu Bolo de Melocotón que é sucesso garantido. Como não tinha pêssego em calda, resolvi fazer com ananás. Não ficou tão bom nem tão bonito como o dela mas, mesmo assim, estava óptimo.



sábado, 22 de junho de 2013

Finalmente de Férias depois de uma semana difícil

A semana que passou foi de uma exigência enorme, a requerer as minhas capacidades de concentração no máximo, foi dura mesmo... Trabalhei em média 12 horas diárias e quando chegava a casa comia qualquer coisa e ia dormir sem sequer ligar o computador.
Mas a partir de hoje estou de férias!! Bem merecidas e necessárias, digo-vos!
Hoje ainda  tive a minha rotina habitual dos sábados, passei o dia fora de casa a tratar das coisas da minha irmã. Por isso estive ausente das vossas cozinhas onde, tenho a certeza, se fizeram coisas deliciosas! Vou tentar pôr-me a par, pelo menos das vossas delícias mais recentes :)

Desejo a todas um fim-de-semana maravilhoso, e deixo-vos esta rosa da minha varanda.








domingo, 16 de junho de 2013

Moelas de Galinha

Ontem o P. comprou moelas de galinha para fazer hoje ao jantar. Ele é um mestre do petisco, e as moelas não são excepção. Ficaram uma delicia!





sábado, 15 de junho de 2013

Doce de Cereja

A minha mãe sempre fez compotas maravilhosas e a de cereja sempre foi a minha preferida. As cerejas com que ela fazia esta compota, eram cerejas francesas, rijas, cor-de-rosa e docinhas. Não se encontram dessas cerejas cá em Lisboa. Mas, este ano, eu não quis deixar de fazer o meu doce preferido, visto que a minha mãe já está muito velhinha para o fazer.  Comprei umas cerejas rijas,  bonitas, mas escuras e nada,nada, doces. Quando cheguei a casa e as provei, fiquei um bocadinho assustada, mas achei que o açúcar as salvaria. E salvou. Apesar de resultar uma compota escura, quase negra, ficou deliciosa. Fiz a receita tal qual a minha mãe me ensinou.