domingo, 27 de abril de 2014

Bolo de Maçãs e Nozes

Domingo sem bolo, não é domingo. Depois da torta que o P. fez no 25 de Abril e que desapareceu num piscar de olhos, apetecia-nos um bolinho mais seco para o chá. Como tenho muitas nozes em casa, decidimos que seria um bolo de nozes, mas diferente daquele que costumo fazer. Depois de várias pesquisas, este foi a minha inspiração. Ficou para lá de bom!!


sábado, 26 de abril de 2014

Arroz de Galinha Caseira no Forno

Há uns tempos ofereceram ao P. metade de uma galinha caseira. Era tão grande, que mais parecia um peru. Ficámos sem saber o que faríamos com ela mas, de repente, eu lembrei-me de um arroz de forno que uma empregada que tive, costumava fazer. Era de frango, e era uma delícia! E foi isso mesmo que o P. fez, e o resultado não podia ser melhor... Galinha caseira, é mesmo outra coisa! Carne mais dura, mais escura, mas muito, muito mais saborosa!


terça-feira, 22 de abril de 2014

Panna Cotta com Doce de Morango

Por incrível que pareça, só provei Panna Cotta há cerca de um mês. Num sábado de Março fui com a minha irmã A., a quem apetecia muito uma pizza, almoçar ao restaurante Di Casa na Infante Santo. Costumava ir muitas vezes jantar ao Di Casa com o meu filho, antes de ele ir para Londres. Ele adora o pão de alho de lá (eu também, diga-se)  e tudo que já lá comi é muito agradável e tem uma óptima relação qualidade/preço.
Nesse dia em que fui com a minha irmã, decidi comer Panna Cotta com doce de framboesa à sobremesa. Fiquei encantada!! Estava, simplesmente, deliciosa! Hoje decidi fazer. O P., que também nunca tinha comido, adorou!



sábado, 19 de abril de 2014

Folar de Chaves (Receita da minha Mãe)

Decidi que este ano não podia passar sem me aventurar a fazer o folar que ao longo de toda a vida tem sido sinónimo de Páscoa, Mãe, Família, Amor... A minha Mãe está velhinha, já há muitos anos que não é ela a fazê-lo, mas agora já nem a Leonor tem forças para tal empreitada. E eu quero que a tradição perdure. Por mim, mas principalmente, pelo meu filho. Infelizmente, este ano, o meu filho não vai poder estar cá na Páscoa, e já estou a ouvi-lo dizer: " Pois, tiveste mesmo de esperar que eu fosse para Londres, para te atreveres a fazer o folar... " E eu digo-te, meu filho, custa-me tanto que não estejas cá para o comer!! Mas vê isto pelo lado positivo, este foi de treino, nem os enchidos são de Chaves... Quando vieres faço-te um a sério, só para ti! Promessa de Mãe!
E agora a receita tal qual a minha mãe me ditou.






sexta-feira, 18 de abril de 2014

Bacalhau Assado com Batatas a Murro

Sexta-feira santa o P. faz questão de comer peixe. Hoje decidiu fazer bacalhau assado com batatas a murro. É uma das minhas maneiras preferidas de comer bacalhau  e resultou numa refeição deliciosa!


terça-feira, 15 de abril de 2014

Tarte de Brócolos, Chouriço e Queijo da Ilha

Adoro tartes! O P. nem por isso mas, de vez em quando, lá condescende e fazemos uma para o jantar de domingo ou para um almoço mais apressado.
Ontem, com muito pouca coisa, fiz uma tarte deliciosa. Óptima quente, fabulosa fria!
.

domingo, 13 de abril de 2014

Bolo de Chocolate com recheio de Leite Condensado e... Chocolate

Há uns tempos um colega que fez anos levou, para comemorar, um bolo de chocolate delicioso. Pedi-lhe a receita e ele trouxe-ma sexta-feira passada. É claro que estava em pulgas para o fazer e hoje meti as mãos na massa!
Não ficou tão bom como o dele mas, com o tempo, chego lá...


quarta-feira, 9 de abril de 2014

Perna de Perú Assada

Eu não gosto muito de peru e o P. também não. No Natal, a minha mãe costumava fazer sempre peru assado e eu nem lhe tocava. Hoje em dia lá vou comendo em bifes ou em tiras e, bem temperado, lá marcha... Mas nunca me dá grande prazer comê-lo. 
Até que um dia o P. comprou uma perna enorme que partiu em dois pedaços e fez assada no forno.  E um novo olhar sobre o peru nasceu nesse dia!!  Aquilo que eu esperava que fosse mais uma variante sensaborona, revelou-se um manjar dos Deuses... Mas como eu estava doente, ele não fotografou e eu não tomei nota da receita. Hoje ele decidiu fazer a outra parte. E, mais uma vez, nos deliciámos! 


sábado, 5 de abril de 2014

Arroz de Bacalhau

Hoje comi pela primeira vez arroz de bacalhau. E gostei muito! O P. Nunca tinha feito e na casa da minha mãe não se comia. Mas, pelos vistos,  a mãe do P. fazia muitas vezes e hoje ele lembrou-se de fazer. E só vos digo que ficou uma delícia!!



terça-feira, 1 de abril de 2014

Leite Creme

Dia Um ... Na Cozinha novamente aí, e desta vez com um tema muito doce: Doçaria Regional. Trás-os-Montes não é uma região muito rica em doçaria. Mas há um doce que não sendo exclusivamente transmontano, nunca pode faltar em alturas festivas : o leite creme! 

Em casa da minha mãe o leite creme come-se polvilhado com canela. Mas em casa da minha sogra (sogras são para sempre, mesmo que o marido passe a "ex") o leite creme era sempre queimado, e eu adorava. Por isso, queimei uma travessa e polvilhei com canela umas taças; assim mato saudades dos dois!