domingo, 4 de janeiro de 2015

Dobrada com Feijão Branco

Dobrada é um prato que eu e o P adoramos, mas que nunca tínhamos feito. No outro dia ele foi ao talho e comprou, e hoje fez para o almoço. Como fizemos uma grande quantidade, congelei o que sobrou, porque estava uma verdadeira delícia! 



Ingredientes

800 gr de dobrada de vitela
2 frascos de feijão branco cozido
1/2 chouriço alentejano
1 cebola
2 dentes de alho
2 cenouras
2 tomates maduros 
1 folha de louro
1 piripiri
1/2 copo de vinho branco
Salsa


Preparação

Lavar muito bem a dobrada, esfregando com sal grosso e limão. Cobrir com sumo de limão ou vinagre e deixar durante uma hora. Passar por várias águas e escaldar. Cozer com um pouco de sal, aproximadamente 1h30m, até estar tenra. Retirar da água, cortar em pedaços e reservar.

Picar finamente a cebola e o alho, e refogar em azeite com a folha de louro e o piripiri, até a cebola começar a alourar. Juntar o tomate, triturado com a varinha mágica, e apurar. Refrescar com o vinho branco e deixar evaporar. Acrescentar o chouriço, a dobrada e a cenoura cortada em rodelas grossas. Cozinhar até que a cenoura esteja cozida. Verificar os temperos, juntar o feijão e deixar apurar. Depois de apagar o lume, acrescentar a salsa picada. 
Servir acompanhada com arroz branco.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Minha querida!
    Como eu gosto desse prato... Estamos en pleno verão, temperaturas altíssimas,mas eu não recusaria essa delícia de jeito nenhum! O aspecto ja denuncia o seu sabor...Beijinhos, Katia.

    ResponderEliminar
  2. Bem reconfortante!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá, adoro dobrada e o teu prato tem um aspecto delicioso.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Querida Lina!
    Que delicioso petisco, mesmo ao nosso gosto aqui em casa. E este, ficou gulosamente apetecivel.
    Beijinho e um feliz 2015

    ResponderEliminar
  5. Nunca fui apreciadora de dobrada e desde que não como carne ainda menos claro, mas adoro feijão, preto, branco, o que for :) Mas tem muito bom aspecto a tua e toda a receita sem as carnes fica muito boa também!
    Bj S

    ResponderEliminar