domingo, 26 de abril de 2015

Bolo de Fubá Cozido

Desde que vi esta receita no blog Sabores da Vida, da Marisa, que fiquei cheia de vontade de a fazer. Como de costume, guardei uma foto do bolo no álbum das receitas que quero fazer do Pinterest, à espera de oportunidade. Hoje, decidi que este seria o bolo para o lanche.  Garanto que não vai ser a última vez que o faço, porque o bolo é mesmo muito, muito bom! Não acreditam? Então, metam mãos à obra e experimentem.




Ingredientes
(chávena de 240 ml)

2 chávenas de farinha de milho (Fubá)
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de leite
3/4 chávena de óleo (180 ml)
4 ovos (claras e gemas separadas)
1 colher de sopa de fermento Royal
Açúcar e canela para polvilhar (opcional)


Preparação

Untar uma forma com manteiga e polvilhar com fubá. 
Pré-aquecer o forno a 180º.
Deitar o fubá, o açúcar, o leite e o óleo num tacho e levar ao lume mexendo sem parar até que a massa se solte do fundo do tacho.
Verter a massa para uma taça larga e deixar arrefecer. Para agilizar o processo, eu pus a taça em água fria, no lava-loiça.


Entretanto, bater as claras em castelo. Juntar as gemas às claras e bater mais um pouco, numa velocidade baixa, até ficarem misturadas. Juntar a colher de fermento, peneirada, e envolver suavemente com uma espátula. Juntar esta mistura ao fubá, que já deverá estar frio, e bater até incorporar bem e a massa estar leve e uniforme.
Deitar na forma e cozer durante 35 a 40 minutos ou, até que ao espetar um palito, este saia seco.
Desenformar e, ainda quente, polvilhar com a mistura de açúcar e canela. Eu acho que da próxima vez não polvilho, porque o bolo é tão bom, que não precisa.



.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. Olá Lina: que receita tão interessante e diferente. Este bolo parece mesmo muito bom. Também vou guardar a receita para o poder experimentar.
    Bjn e votos de uma excelente semana
    Márcia

    ResponderEliminar
  2. Lina querida esse bolo de fubá cozido realmente é uma delicia. Você fez uma boa escolha, a minha querida prima Marisa, tem receitas muito saborosas. O seu bolo ficou perfeito, muito fofo e decerto muito saboroso.Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  3. Lina querida,

    Sei muito bem que o bolinho é excelente porque também eu já o fiz ! :)
    Não publiquei ainda, mas conheço o seu sabor que é delicioso e este teu ficou com um "ar" tão lindo, tão caseiro, tão rústico...
    Adorei a cor e a textura dele e é perfeito de facto para acompanhar um cházinho e 2 dedos de conversa ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Vou mesmo experimentar, tenho é que comprar a farinha de milho! Parece mesmo muuuito bom :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  5. Querida Lina, o seu bolo ficou fabuloso!! A cor e a textura estão perfeitas e o sabor, não tenho a menor dúvida, ficou divino, me deu uma vontade danada de pegar uma bela fatia dessa delícia. Muito obrigada pelo carinho!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Acredito sim! Parece mesmo fofo :)

    ResponderEliminar
  7. Ficou mesmo bonito, por dentro e por fora. Já ia, nesta manhã chuvosa.

    ResponderEliminar
  8. Este é um dos meus bolos preferidos. E já encontrei receitas em que é recheado com goiabada, uma verdadeira tentação!
    Um beijinho
    Helena
    Cooking

    ResponderEliminar