quarta-feira, 20 de maio de 2015

Tortilha de Batata, Espargos e Tomate Seco

O meu gosto por tortilhas, quiches e frittatas é conhecido pelos que me rodeiam. Sempre que não sabemos o que fazer para o almoço ou para o jantar, lá vou eu olhar para o frigorífico, ver o que há, e fazer uma das três.
Mas o caso desta tortilha foi diferente. Foi programada para ser o nosso almoço de domingo, quando me deparei com a receita, num dia em que folheava revistas de culinária à procura de inspiração para um bolo. Foi retirada da revista Sabe Bem do Pingo Doce, e é muito boa!



Ingredientes

6 ovos
1 molho de espargos verdes
600 gr de batatas para fritar
1 cebola
3 dentes de alho
50 gr de tomate seco
4 colheres de sopa de azeite
Sal
Pimenta


Preparação

Descascar as batatas e partir em rodelas muito finas (Uma mandolina ajudará muito).
Laminar finamente a cebola e os alhos.
Cortar os tomates em pedaços.
Bater os ovos, temperados com sal e pimenta.
Lavar os espargos, desprezar a parte dura do caule , e partir em pedaços, tendo o cuidado de reservar as pontas.
Deitar o azeite numa frigideira antiaderente grande, deixar aquecer e juntar a cebola e o alho. Quando  a cebola estiver macia, juntar as batatas (temperadas com sal), o tomate e os espargos (excepto as pontas, que entrarão mais tarde).
Tapar e deixar cozinhar em lume brando.
Quando a batata começar a ficar macia, colocar as pontas dos espargos e voltar a tapar.


Logo que as batatas estejam prontas, deitar os ovos por cima. Agitar a frigideira e tapar. Quando verificar que os ovos começam a secar, voltar a tortilha com a ajuda de um prato grande e deixar corar do outro lado.
Eu distraí-me um pouco, e a minha cozinhou demais. Era suposto que as pontas dos espargos fizessem  um efeito bonito e quase não se notam...





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

19 comentários:

  1. Hummm, que delícia! Por aqui chamamos de omelete, mas esse seria uma omelete muito beeem elaborada!
    Parece ter ficado maravilhoso.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Nossa, ficou um espetáculo de cores e texturas!! Parabéns!!!
    Beijo e ótima semana!! =)

    ResponderEliminar
  3. Também gosto muito de pratos assim, são tão completos e deliciosos. Sua tortilha ficou linda, muito bem recheada e aspargos eu adoro. Belíssima receita. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Lina: pois para mim, está perfeita, já que gosto da cor mais acentuada. Esta tortilha deve ser bem deliciosa,pois os ingredientes são muito bons.Ótima sugestão.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. que tortilha magnifica...com aspeto tão bom....adorei.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de tortilha, é excelente para aproveitar sobras e fica uma refeição deliciosa!

    ResponderEliminar
  7. Só não vou fazer agora mesmo porque acabei de jantar!! Mas vou fazer em breve com toda a certeza, adorei :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  8. Só não vou fazer agora mesmo porque acabei de jantar!! Mas vou fazer em breve com toda a certeza, adorei :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  9. Eu vou dizer isto, mas um amigo meu que não me ouça/leia! Tem muito bom aspecto!! E digo não ouça porque ele é espanhol, fez-me uma tortilha aqui há uns dias... e ficou super hiper indignado com a ideia de por qualquer coisa que não fosse batata e/ou cebola. ;) nem pimenta! Mas esta parece boa sim ;) haha
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Gosto tanto de tortilha de batata.
    Ficou com um aspecto divinal :)

    Beijinhos*
    Petiscana

    ResponderEliminar
  11. Deliciosa, una receta para tener en cuenta, me ha encantado. Un abrazo.

    ResponderEliminar
  12. Nunca fiz tortilhas , mas este aspecto delicioso deixou-me curiosa.
    bjns

    ResponderEliminar
  13. Adorei esta tortilha, adoro os ingredientes que usaste.
    A cor douradinha deixou-me tentada :)
    Cá em casa também somos fãs deste tipo de refeições, tornam-se práticas e pode aproveitar-se aquilo que encontramos no frigorífico.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  14. Agora tenho feito tortilhas muitas vezes, adoro! Nunca ponho espargos, achei engraçada a ideia de os usar para decoração :) A tua tortilha parece mesmo boa!

    ResponderEliminar
  15. Tão bom!!! :)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://www.recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Querida Lina!
    Segui os aromas e deparei-me com esta bela tortilha que me encantou.
    Adorei os ingredientes escolhidos e também, todo este género de fritadas,
    quando assim, douradinhas e suculentas são uma perdição.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. nice post as always :)
    Kisses :)

    http://www.itsmetijana.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Lina querida,

    Quando falta a inspiração ou mesmo quando falta a paciência, os ovos são aliados preciosos na confecção de pratos altamente nutritivos e completos, como é o caso desta tua tortilha !
    De cores apelativas e com um conjunto de ingredientes bem a meu gosto, esta tua tortilha tão linda faria as minhas delicias no que se traduziria numa refeição saciante e deliciosa !
    Uma aposta ganha !

    Beijinho grandes para ti !

    ResponderEliminar