A minha Mãe costumava fazer as compotas mais deliciosas e a melhor marmelada que algum dia comi! Mas a minha Mãe já tem 95 anos, e quem fazia ultimamente as compotas, a marmelada e a geleia, era a Leonor de quem já vos falei aqui, e que também já tem quase 80 anos. Porque elas já não podem e eu gosto tanto, já há dois anos que comecei a fazer as minhas compotas, mas nunca tinha feito marmelada. Só que a receita de marmelada da minha mãe é um bocadinho complicada: o açúcar tem ponto, os marmelos são cozidos, passados no passe-vite e depois misturados ao açúcar para ferverem novamente por 20 minutos enquanto mexemos sem parar, enfim, não me apetecia gastar tanto tempo a fazer marmelada...
Por isso decidi fazer esta receita da Joana Roque que, não ficando maravilhosa como a marmelada da minha Mãe, ficou muito, muito boa!
Ingredientes
1 kg de marmelos (pesados depois de descascados e descaroçados)
1 kg de açúcar
1 dl de água
Aguardente qb
Preparação
Descascar e descaroçar os marmelos, e partir em pedaços pequenos.
Levar ao lume num tacho grande, com o açúcar e a água. Cozer em lume brando até que os marmelos estejam bem cozidos (aproximadamente 15 minutos).
Retirar do lume e passar com a varinha mágica até ficar um puré sedoso. Levar novamente ao lume e deixar ferver mais dois ou três minutos.
Deitar a marmelada em taças, previamente lavadas com água bem quente e bem secas.
Deixar as taças destapadas durante umas horas e depois cobrir com rodelas de papel vegetal molhadas em aguardente. Deixar secar, de preferência ao sol.
Está no tempo dela! Ficou ótima, com uma cor linda! Nao sou a maior fã de marmelada mas lá de tempos a tempos gosto de matar saudades! Beijinhos
ResponderEliminarNão é a minha coisa preferida, mas está linda e apetitosa :)
ResponderEliminarFicou com uma cor maravilhosa! Cá em casa ainda é a avó que faz este docinho.
ResponderEliminarbjns
Ficou com uma cor linda. Eu adoro marmelada e este ano ainda não fiz. Quero ver se arranjo um tempinho para me dedicar a esse assunto. :)
ResponderEliminarUm beijinho.
Adoro marmelada!! Costumo ter sempre em casa (embora de compra =()... assim que conseguir arranjar uns marmelos vou decerto inspirar-me nesta receita :P
ResponderEliminarhttp://deaprendizachef.blogspot.pt
Adoro, adoro, adoro!!! Ainda não fiz, mas vou tratar disso brevemente :)) Beijinho
ResponderEliminarNunca me aventurei a fazer compotas nem nada do género mas adoro! A minha avó fazia o melhor doce de tomate da historia, com canela era maravilhoso :)
ResponderEliminarBj S