segunda-feira, 2 de maio de 2016

Pavlova de Morangos e Doce de Morango

Esta publicação deveria ter sido feita ontem, mas os senhores da NOS tinham outros planos para mim.

Há muito tempo que não participo nos desafios do grupo Dia Um...Na Cozinha.
Como entrei há uns dias em dieta, desta vez acompanhada por uma nutricionista, ainda ponderei não participar atendendo a que o tema, Pavlovas,  é muito pouco light. Por outro lado, pensei que seria um bom teste à minha força de vontade, e decidi avançar.
Não provei a Pavlova, mas tive indicações de que estava deliciosa! A receita  é baseada nesta do Cabaret do Goucha, com uma cobertura de chantilly, e morangos.
Nunca tinha feito, nem comido, Pavlova. Continuo sem ter comido, mas já aprendi alguma coisa. A minha Pavlova ficou baixa porque eu espalhei o merengue num circulo demasiado grande.Para a próxima já não repito o erro.




Ingredientes

6 claras de ovo à temperatura ambiente
250 gr de açúcar em pó peneirado
1 pitada de sal
4 dl de natas
150 gr de açúcar 


Preparação

Pré-aquecer o  forno a 150º
Bater as claras em castelo com a pitada de sal na velocidade média da batedeira.
Quando as claras já estiverem em castelo, juntar a pouco e pouco o açúcar em pó, continuando a bater bem até ter uma massa brilhante e com picos firmes.
Forrar um tabuleiro com papel vegetal.
Espalhar o merengue sobre o papel vegetal, dando-lhe uma forma arredondada e com uma ligeira concavidade.
Cozer  durante 1 hora.
O merengue deverá dourar, ganhar uma capa crocante e ficar com o interior macio.
Deixar arrefecer dentro do forno, com a porta entreaberta. 
Se fizer à noite, pode deixar a arrefecer até ao dia seguinte dentro do forno.


Bater as natas,que devem estar bem frias, até dobrarem de volume.
Juntar o açúcar e continuar a bater, até obter a consistência de chantilly.

Espalhar o chantilly sobre o merengue.
Sobre o chantilly, deixar cair umas colheradas de doce de morango.
Cobrir com morangos cortados em pedaços e com alguns inteiros.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13 comentários:

  1. Ficou super linda e apetitosa e esses morangos todos dão-lhe um ar super fresco! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. eu adoro pavlova sempre tão docinhas e bom, essa ficou com muito bom aspeto.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. No sábado pensei agendar uma pavlova para ontem, nem sonhava que o desafio deste dia 1 era pavlovas! Mas depois acabei por deixar para outra ocasião! Mas em breve público a minha pavlova saudável! A tua está linda e só pode ser deliciosa! Estando eu também em dieta, mesmo assim não me importava nada de comer uma fatia, daquelas bem generosas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ficou bem bonita e apetitosa.
    Beijinhos
    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Ficou bem linda! Pena não teres provado mas deixa, é por uma boa causa. E se dizem que ficou deliciosa então ainda melhor!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Que aspeto fabuloso!!
    Fiquei com água na boca.
    Beijinhos
    Vânia
    http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Que pavlova linda e aposto que estava deliciosa!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  8. Que linda!!! Yummmy..

    Beijinho
    https://flocodaveia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Que pavlova belíssima!!! Nunca fiz nem comi!
    Também tenho de me moderar nas calorias, ainda há bocado ouvi um comentário cá em casa sobre o meu cheesecake a esse respeito... :)

    ResponderEliminar
  10. Gosto tanto de pavlova! E esta ficou soberba :)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Ficou uma beleza! Parabéns pela força de vontade :D

    ResponderEliminar
  12. Que maravilha!!! É só a meu doce preferido de todos os tempos :))
    Está com um aspecto delicioso parabéns!
    Bj S

    ResponderEliminar
  13. Querida Lina,
    Que tentação!!! Ficou linda e eu fico aqui a babar.
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar