domingo, 22 de maio de 2016

Bolo de Limão e Quark

No plano alimentar que estou a seguir, é permitida uma asneira semanal, de preferência em dia fixo, que no meu caso é no domingo. Antes de consultar a minha Nutricionista, eu pensava que era "um dia da asneira" em que podíamos comer o que nos apetecesse. Mas não é ... é um dia em que podemos fazer uma, e só uma, asneira à nossa escolha.
O açúcar está completamente banido da minha alimentação e, como é visível pelas minhas publicações, eu adoro bolos e doces. Posso mesmo dizer que aquilo de que mais sinto falta nesta dieta,   é de comer umas fatiazinhas de bolo.
Por essa razão, decidi que a minha asneira de hoje seria uma fatia de bolo, para acompanhar um chá verde, no primeiro lanche da tarde. Mas, ainda assim, não queria que o bolo fosse muito pecaminoso, com muito açúcar e gordura. Lembrei-me, então, de um bolo vegan do blog Compassionate Cuisine, que me tinha agradado muito. Como não sou vegan, adaptei-o ao meu gosto. 
Não posso dizer que seja o melhor bolo do mundo, longe disso, mas  cumpriu na perfeição a sua função. Trouxe-me um sabor doce e cítrico, que me agradou muito. Não é fofo como os bolos que levam manteiga ou óleo, mas tem uma textura agradável.


sexta-feira, 20 de maio de 2016

Guisado de Grão e Brócolos

Como já vos disse, estou em dieta há quase um mês e estou a seguir, rigorosamente, o plano alimentar que a minha nutricionista traçou. Já perdi 4 kg, mas ainda tenho muito caminho pela frente. 
Não estou a encarar este processo como uma dieta, mas sim como uma reeducação alimentar. Quando atingir o meu peso saudável não posso, nem quero, voltar a engordar. Na minha idade é uma questão de saúde, muito mais do que de estética.
Comer de forma saudável, não significa comer só cozidos e grelhados. Os estufados e assados, desde que confeccionados da maneira certa, são permitidos.
Hoje, depois de uma sopa de legumes (obrigatória, ao almoço e jantar) deliciei-me com este guisado de grão.



sexta-feira, 6 de maio de 2016

Polvo Frito

Cá em casa adoramos polvo de todas as maneiras e feitios. Mas a forma como eu gosto mais, é frito. Na mesa de Natal na casa da minha Mãe, nunca faltava polvo frito e na minha também não pode faltar. O P nunca tinha comido até passar o primeiro Natal comigo e agora gosta tanto dele como eu.


segunda-feira, 2 de maio de 2016

Pavlova de Morangos e Doce de Morango

Esta publicação deveria ter sido feita ontem, mas os senhores da NOS tinham outros planos para mim.

Há muito tempo que não participo nos desafios do grupo Dia Um...Na Cozinha.
Como entrei há uns dias em dieta, desta vez acompanhada por uma nutricionista, ainda ponderei não participar atendendo a que o tema, Pavlovas,  é muito pouco light. Por outro lado, pensei que seria um bom teste à minha força de vontade, e decidi avançar.
Não provei a Pavlova, mas tive indicações de que estava deliciosa! A receita  é baseada nesta do Cabaret do Goucha, com uma cobertura de chantilly, e morangos.
Nunca tinha feito, nem comido, Pavlova. Continuo sem ter comido, mas já aprendi alguma coisa. A minha Pavlova ficou baixa porque eu espalhei o merengue num circulo demasiado grande.Para a próxima já não repito o erro.


terça-feira, 19 de abril de 2016

Bolo de Laranja com Azeite

Quando vi este bolo maravilhoso no blog Bocadinhos de Açúcar, fiquei cheia de vontade de o fazer. Mas como não tinha todos os ingredientes, adaptei a receita e fiz este, simples mas delicioso,  bolo de laranja. 


sábado, 16 de abril de 2016

Tarte de Pastel de Nata

Esta receita foi-me dada por um colega, que a levou para o trabalho no seu aniversário.
Já foi feita na altura do Natal, mas estava por aí perdida.
É uma tarte muito boa e não é demasiado doce.


quinta-feira, 14 de abril de 2016

Canja de Galinha

Quando estamos menos bem, seja do corpo ou da alma, poucas coisas são mais reconfortantes do que uma canja de galinha. Eu sempre adorei canja, mas não sabia fazer. Já o P faz uma canja deliciosa! 


domingo, 10 de abril de 2016

Bolo de Chocolate Infalível

No aniversário do P, no ano passado, ele queria um bolo de chocolate que nunca tivéssemos feito, para levar para o trabalho. Andou a pesquisar na net e descobriu esta receita. 
O bolo foi um sucesso! Toda agente adorou e desapareceu num abrir e fechar de olhos. Como foi feito à noite, já tarde, não tirámos fotografias.
Há dias voltei a fazê-lo e como também foi para levar, voltei a não tirar fotografias. 
Mas o bolo é tão, tão bom, que hoje decidi fazê-lo para o fim-de-semana e, principalmente, para o partilhar convosco.


sábado, 9 de abril de 2016

Feijoada de Courgete

Acho que já vos disse que se não fosse por viver com alguém que adora carne, as minhas refeições seriam maioritariamente vegetarianas. Sempre que cozinho só para mim, sai uma invençãozita... Esta feijoada foi um desses casos e ficou ma-ra-vi-lho-sa!!


quarta-feira, 6 de abril de 2016

Quiche de Frango, Bacon, Cogumelos e Courgete

Esta quiche é, sem dúvida, a mais nutritiva e deliciosa de todas as que já fiz. No entanto, como todas as quiches, é muito melhor comida fria, pelo que recomendo que a façam umas horas antes da refeição a que se destina.



segunda-feira, 4 de abril de 2016

One Pot Pasta

Já não sei quando me cruzei com esta receita da Martha Stewart, mas o conceito agradou-me tanto,  que decidi experimentar na primeira oportunidade. Num dia em que chegámos a casa já muito perto da hora do jantar, decidimos fazê-la.
Adaptámos ao nosso gosto, e olhem que não defraudou. Para quem não se importa de fazer uma refeição sem carne nem peixe, é óptima! 


sábado, 2 de abril de 2016

Bolo de Cenoura, Iogurte Grego e Nozes - Donna Hay's Food Processor Carrot Cake

Esta receita da Donna Hay conquistou-me em primeiro lugar pelos ingredientes e em segundo lugar pelo facto de só sujar o processador. Decidi fazê-la, mas logo que piquei as cenouras vi que o meu processador não tem capacidade suficiente para todos os ingredientes. Passei, então, para o método normal. Não fiz a cobertura porque quando o objectivo é ter um bolo para o pequeno-almoço, prefiro que seja simples.


sexta-feira, 25 de março de 2016

Arroz de miúdos de Cabrito

Sempre que faz cabrito assado, o P faz arroz de miúdos para acompanhar. Fica uma maravilha e reparei agora que apesar de o mencionar sempre, nunca publiquei a receita.
Vou publicá-la hoje. Ainda vai a tempo de o fazerem para acompanhar o cabrito, no almoço de Páscoa.



sábado, 19 de março de 2016

Queques de Frutos Vermelhos Super Simples

Não costumo fazer queques muitas vezes, mas há dias vi a Donna Hay fazer estes e achei-os tão simples que decidi fazê-los. São muito bons. A receita original é com mirtilos, mas eu só tinha uma mistura de frutos vermelhos congelados e foi o que utilizei.

sábado, 16 de janeiro de 2016

Salada de Bacalhau com Batata e Grão de Bico

Infelizmente, os meus sábados já não são reservados para estar com a minha irmã A. 
Hoje , porque a semana que passou foi muito cansativa, eu e o P. acordámos perto do meio dia. Comemos uma fatia de bolo e sentámos-nos um pouco a ver televisão. 
Como quem tinha o comando era eu, pus no 24Kitchen.  Apanhei a Filipa Gomes, que adoro, a dar uma receita de Salada de Bacalhau com Grão, e o P. decidiu que iria ser o nosso almoço. A receita é muito parecida com esta do blog da Luísa, Polifagia Nervosa, mas muito mais calórica. Quem quiser uma versão mais light, vá ver a da Luísa. 
O P. fez umas ligeiras adaptações à receita da Filipa, e obrigou-me a prometer que iria chamar a atenção para a importância da utilização de um azeite de óptima qualidade. Nós usamos sempre o Azeite extra Virgem da Herdade do Esporão.