quinta-feira, 15 de junho de 2017

Bolo de Sardinhas

Há dias, vi no programa Olá Maria, no Porto Canal, esta receita que me fez crescer água na boca.  Foi feita pela chef Monica Pereira que  sempre me encantou com as suas receitas doces. Desta vez, para comemorar o Santo António, fez este delicioso bolo salgado que eu tive de fazer logo a seguir :)



Ingredientes

5 ovos
250 g de farinha com fermento ( A receita original indica 350 g)
2 ou 3 latas de sardinhas em molho de tomate (usei 2)
150 ml de azeite
50 ml de leite
1 frasco pequeno de azeitonas verdes recheadas com pimentos
1 pimento vermelho assado e cortado em pequenos pedaços
Sementes de  abóbora para polvilhar
Tomilho a gosto
Sal qb
Pimenta qb



Preparação

Pré-aquecer o forno a 180º
Untar uma forma de bolo inglês com azeite e forrar com uma folha de papel vegetal, também untada com azeite.
Retirar a espinha central às sardinhas, escorrer o liquido da conserva e reservar. Guardar 3 metades de sardinha para decoração-
Bater os ovos durante  5 minutos, até obter um preparado bem cremoso.
Adicionar o azeite e o leite, e misturar com a batedeira na velocidade mais baixa.
Peneirar a farinha para dentro do preparado dos ovos, e envolver com uma espátula. 
Temperar com sal e pimenta e juntar as folhas de tomilho.
Acrescentar as sardinhas, 2/3 das azeitonas (inteiras e polvilhadas com farinha) e os pimentos. Misturar bem.
Verter a massa para a forma e  decorar com as três metades de sardinha, com as azeitonas que sobraram e com hastes de tomilho. Polvilhar com as sementes de abóbora.
Cozer durante 40 minutos ou até que um palito espetado no centro saia seco.
Pode ser comido morno ou frio, é bom de qualquer maneira! 

Nota: Como me enganei e usei 250g de farinha em vez dos 350g indicados pela Mónica, a massa ficou menos consistente. Só depois de pôr o bolo a cozer é que me apercebi do erro, mas o resultado foi um bolo tão fofinho que quando voltar a fazer vou manter os 250gr.
Fica ao vosso critério usar 250g ou 350g.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Também não me vai escapar a mim! Tem um aspeto incrível! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Não deixes de fazer, Elizabete, é mesmo bom|
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. olha que bom aspecto! fiquei com vontade de provar!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    (ps: hoje tem receita em video no meu blog! passa por lá e diz o que achas!)

    ResponderEliminar
  4. Com esses ingredientes já posso dizer que ia adorar.
    Tem um aspecto delicioso.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar