terça-feira, 4 de julho de 2017

Apple Spice Cake - Receita de Dorothy Mae Brown

Há dias comprei dois quilos de Royal Gala, mas como cá em casa não comemos muitas maçãs os dias foram passando  e as coitadas  permaneciam intocadas num cesto de fruta. Antes que começassem a estragar-se,  decidi que iriam ser as protagonistas no bolo deste fim-de-semana. Tinha visto há muito tempo, no site da Martha Stewart,  uma receita que me ficou debaixo de olho. 
A receita não é dela, é de uma convidada de um programa seu de 2006, a Dorothy Mae Brown. Segundo parece, é uma das receitas mais vistas do site. E não admira, porque é um bolo fabuloso!! Na receita original, o bolo é servido com um molho de caramelo, que eu não fiz. 
A massa do bolo fica muito densa e difícil de bater com uma batedeira normal. Eu acabei por  misturar as  maçãs e as nozes com uma espátula.
No vídeo da receita, a massa é batida com uma Kitchenaid. Depois de juntar as maçãs, continuam a bater em velocidade alta, o que faz com que parte das maçãs se desfaçam e transmitam sucos  à massa, tornando-a menos densa. Com Kitchenaid ou com batedeira normal,  não deixem de o fazer. Fica um bolo húmido, aromático, uma delícia!!




Ingredientes
(chávena de 240 ml)

1 1/3 de chávena de óleo
2 chávenas de açúcar
3 chávenas de farinha com fermento
1 c. sopa de canela
1 c. chá de bicarbonato de sódio
1 c. chá de sal fino (usei 1/2)
3 ovos XL
3 ou 4 maçãs  Granny Smith descaroçadas e cortadas em cubos (usei Royal Gala)
1 chávena de nozes picadas
1 c. chá de extracto de baunilha

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180º.
Untar e enfarinhar uma forma de chaminé  de 25 cm. 
Lavar muito bem as maçãs , retirar o caroço e cortar em cubos de 1 cm (eu como acho que as maçãs têm tanta cera, que mesmo lavando não sai, descasquei-as) e polvilhar com duas colheres de sopa de farinha, retiradas das três chávenas já medidas.
Picar grosseiramente as nozes, polvilhar com uma colher de sobremesa de farinha, e envolver.
Peneirar  a restante farinha ,  o bicarbonato de sódio, a canela e o sal para uma taça.
Numa taça grande, bater os ovos com o açúcar, a baunilha e o óleo até ficar uma mistura amarelo pálido, mais ou menos 5 minutos.
Acrescentar a farinha e bater em velocidade baixa até misturar. 
Juntar a maçã e as nozes e misturar bem com a batedeira, ou com uma espátula.
Deitar colheradas da massa na forma ( a massa fica densa, não escorre). Quando toda a massa estiver na forma, dar umas pancadas com a forma na bancada, para a massa "acamar".
Cozer até que um palito inserido no centro, saia seco - 75 a 90 minutos, diz a receita original. No meu formo foram 60 minutos.
Deixar arrefecer na forma por 10 minutos, desenformar e deixar acabar de arrefecer sobre uma rede.









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentário: