quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Feijoada de Cogumelos Portobello

Já vos confessei que se não fosse o facto de o P. ser um carnívoro do pior, eu  comeria muitas mais vezes refeições vegetarianas. Então se incluírem grão ou feijão, estou nas minhas sete quintas! Como durante a semana almoço sozinha, aproveito para fazer os meus pratinhos vegetarianos.
Um destes dias fiz uma feijoada de cogumelos ma-ra-vi-lho-sa, que vos deixo hoje aqui.




Ingredientes

1 frasco de feijão branco cozido - 540g (400g depois de escorrido)
1 cebola média, cortada em meias-luas
1 dente de alho, picadinho
1 tomate bem maduro, picado muito miudinho
2 cogumelos Portobello grandes, limpos e cortados em cubos 
1 cenoura média, cortada em rodelas não muito finas
1 curgete média, sem as sementes, cortada em meias-luas
1 folha de louro
60 ml de vinho branco
Sal qb
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de café de pimentão doce
Pimenta preta, moída na hora 
1 piri-piri (opcional)

Preparação

Refogar a cebola e o alho no azeite até a cebola ficar translúcida.
Juntar os cogumelos, e cozinhar até que a água que largam  seque.
Acrescentar o vinho branco e deixar reduzir.
Juntar o tomate e refogar até que esteja desfeito.
Acrescentar a curgete e a cenoura, temperar de sal e pimenta, juntar o piri-piri desfeito, o pimentão, e acrescentar 100 ml de água. Tapar e deixar cozinhar 10 a 15 minutos.
Finalmente, juntar o feijão e deixar cozinhar mais 10 minutos. Cinco minutos depois de

juntar o feijão, provar e rectificar temperos, se necessário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Que rico plato de cuchara, me encanta, besos

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz uma feijoada de cogumelos mas deve ser bom! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta, Elizabete. Posso dizer-te que é uma maravilha! E é uma refeição completa do ponto de vista nutricional.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Que feijoada deliciosa! Adoro cogumelos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também, Sofia. E esta feijoada fica um espectáculo!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá! :)

    Tem muito bom aspecto, deve ficar uma delícia!

    Beijinhos
    Blogue | Facebook | Instagram | Youtube | Zomato | Pinterest

    ResponderEliminar
  5. Querida Lia;
    Adoroooo feijoada e assim com legume é um petiscos. Tenho que em breve breve experimentar.
    Também se não fosse o meu F. virava vegetariana. Eheheh
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar