Antes de avançar para a receita, quero dar um grande olá a todas as pessoas que habitualmente me visitam, aquelas que eu costumo visitar regularmente e de quem tenho sentido a falta, e a todos que, eventualmente, me visitem pela primeira vez! E anunciar, oficialmente, a "rentrée" do Comidadeconforto! Um bocadinho mais cedo do que a dos políticos, é certo, mas não menos importante! Espero que o trabalho que me espera nos tempos mais próximos, me permita ser assídua nas publicações e nas visitas às vossas cozinhas. Prometo, pelo menos, que tentarei! E agora a receita de hoje.
A minha primeira publicação neste blog, foi uma tradução da receita de polvo à galega do maravilhoso blog La Cocina de Frabisa. Nessa publicação, confesso a minha paixão por este delicioso petisco dos meus irmãos galegos. Ora o P., provou esta delícia pela primeira vez este verão e ficou conquistado. Ontem decidiu surpreender-me com Pulpo à Gallega para o jantar. A forma como ele fez é simples, deliciosa e fez-me sentir como numa qualquer "pulpeira" de Verín...
Ingredientes
1 Polvo de 1,5 kg, de origem galega, congelado
Sal grosso
Azeite
Pimentão doce
Preparação
Descongelar e lavar o polvo.
Cozê-lo na panela de pressão, sem acrescentar água nem sal, durante 7 minutos depois de a panela começar a "assobiar", em lume máximo. É importante não deixar cozer mais tempo para que o polvo não perca a pele.
Depois dos sete minutos, apagar o lume e retirar a pressão à panela.
Retirar o polvo, escorrer e cortar os tentáculos às rodelas com uma tesoura.
Colocar os pedaços em pratos de madeira ( os nossos comprados em La Coruña), temperar com sal grosso, polvilhar com pimentão doce a gosto e regar, abundantemente,com azeite de muito boa qualidade.
Na Galiza, costumam cozer batatas na água que o polvo larga ao cozer. Ficam deliciosas e o P. também as cozeu.
Aconselho-vos vivamente a experimentar, vão ver que não se arrependem!
Tienes un bonito blog, con recetas maravillosas, me quedo de seguidora. Besicos
ResponderEliminarQue rico polvo! Tenho de o experimentar assim temperado!!!
ResponderEliminarBeijinhos e boa rentrée (confesso que adoro a rentrée!)!
Gosto tanto!! Como sempre esse prato em Menorca vou quase todos os anos para lá e eles fazem muito bem esse polvo por lá! O teu está com uma cara fantástica ;)
ResponderEliminarBj S
Que sugestão maravilhosa! Adoro estes petiscos e levo a receita comigo!
ResponderEliminarbjns