Cheguei ontem de Chaves, onde passei os primeiros 5 dias das minhas férias. Vou aproveitar esta passagem, para vos deixar a receita do bolo que fiz para o aniversário do P., na segunda-feira passada. Ele pediu que fizesse um bolo fresco e húmido. Depois de algumas sugestões, deliciosas, mas um pouco acima das minhas capacidades doceiras, resolvi pedir à minha sobrinha J. a receita do seu Bolo de Melocotón que é sucesso garantido. Como não tinha pêssego em calda, resolvi fazer com ananás. Não ficou tão bom nem tão bonito como o dela mas, mesmo assim, estava óptimo.
▼
domingo, 30 de junho de 2013
sábado, 22 de junho de 2013
Finalmente de Férias depois de uma semana difícil
A semana que passou foi de uma exigência enorme, a requerer as minhas capacidades de concentração no máximo, foi dura mesmo... Trabalhei em média 12 horas diárias e quando chegava a casa comia qualquer coisa e ia dormir sem sequer ligar o computador.
Mas a partir de hoje estou de férias!! Bem merecidas e necessárias, digo-vos!
Hoje ainda tive a minha rotina habitual dos sábados, passei o dia fora de casa a tratar das coisas da minha irmã. Por isso estive ausente das vossas cozinhas onde, tenho a certeza, se fizeram coisas deliciosas! Vou tentar pôr-me a par, pelo menos das vossas delícias mais recentes :)
Desejo a todas um fim-de-semana maravilhoso, e deixo-vos esta rosa da minha varanda.
domingo, 16 de junho de 2013
Moelas de Galinha
Ontem o P. comprou moelas de galinha para fazer hoje ao jantar. Ele é um mestre do petisco, e as moelas não são excepção. Ficaram uma delicia!
sábado, 15 de junho de 2013
Doce de Cereja
A minha mãe sempre fez compotas maravilhosas e a de cereja sempre foi a minha preferida. As cerejas com que ela fazia esta compota, eram cerejas francesas, rijas, cor-de-rosa e docinhas. Não se encontram dessas cerejas cá em Lisboa. Mas, este ano, eu não quis deixar de fazer o meu doce preferido, visto que a minha mãe já está muito velhinha para o fazer. Comprei umas cerejas rijas, bonitas, mas escuras e nada,nada, doces. Quando cheguei a casa e as provei, fiquei um bocadinho assustada, mas achei que o açúcar as salvaria. E salvou. Apesar de resultar uma compota escura, quase negra, ficou deliciosa. Fiz a receita tal qual a minha mãe me ensinou.
sexta-feira, 14 de junho de 2013
Amêijoas à Também Quero
Chegou o bom tempo, os dias grandes, cheios de sol, e com eles a vontade de fazer uns belos petiscos... E um dos petiscos de verão que mais apreciamos, são amêijoas. Até conhecer o P. nunca tinha feito. Sempre que me apeteciam, descia as escadas e, num restaurante mesmo ao lado da minha casa, o Também Quero, deliciava-me com as amêijoas do Henrique, o dono, ou do Sr Miguel, seu irmão. Mas depois vim para mais longe e só quando ia a casa, ter com o meu filho, é que as podia comer. Então, decidi pedir ao Henrique a receita que ele, prontamente, me deu. São sucesso garantido.
quinta-feira, 13 de junho de 2013
Sardinhas Assadas
Dia de Sto. António, feriado em Lisboa, um dia maravilhoso de sol mesmo perfeito para inaugurar as refeições na varanda. E o que é que podia ser a ementa? Sardinhas assadas, com salada mista e salada de pimentos, pois claro! De sobremesa, um queijinho e ananás em rodelas, tudo rematado por um maravilhoso Nespresso! Há dias muito bons...
segunda-feira, 10 de junho de 2013
Pastelão de Frango
Quando sobra frango assado, aproveitamos para o usar na preparação de qualquer outra refeição rápida. Foi o que aconteceu com uns pedaços que sobraram no jantar de sábado, que o P. aproveitou para fazer este pastelão delicioso, no domingo à noite.
domingo, 9 de junho de 2013
Farófias
Eu, o P. e o meu filho adoramos farófias, mas nunca tínhamos feito. Nos anos do meu filho fiz leite-creme e sobraram 6 claras que, logo ali, ficaram destinadas a fazer farófias. Mas acabei por não as usar porque a receita que usei, do Blog Outras Comidas, referia que os ovos deveriam ser fresquíssimos e como tinha de usar 6 gemas para o creme, usei as claras dos mesmos ovos. Ficaram deliciosas! As receitas do Outras Comidas nunca nos deixam ficar mal.
quarta-feira, 5 de junho de 2013
Bolo de Aniverário
No aniversário do meu filho, quis fazer um bolo especial, que fosse bom e tivesse, simultâneamente, impacto visual. Vi num blog que descobri há 3 ou 4 dias, um bolo lindíssimo e decidi fazê-lo. Foi um quase completo flop. Não ficou intragável, mas as quantidades indicadas que, segundo a autora, dariam para cortar o bolo em dois e rechear, resultaram num bolo baixo, denso, e desinteressante. E olhem que segui a receita à letra! Por essa razão, não a vou dar, deixo apenas as fotos que fiz depois de tentar melhorá-lo com uma ganache de chocolate negro. Como já não tinha tempo para fazer outro, porque tinha muitas outras coisas para fazer, usámo-lo para cantar os parabéns. Felizmente havia outras sobremesas deliciosas!
terça-feira, 4 de junho de 2013
Empadão de Carne
O prato preferido do meu filho é o meu empadão. Pelo menos era, até ter conhecido o P. e os seus cozinhados. Hoje tenho dúvidas de que ainda seja. De qualquer modo, e como vos contei no começo deste blog, eu e a cozinha estivemos afastadas muito anos. Como o P. é um cozinheiro maravilhoso, e até gosta de cozinhar, eu deixei de o fazer quando começámos a viver juntos. E o meu filho há séculos que andava a pedir-me para lhe fazer empadão.
Ontem foi o aniversário dele. E eu decidi que o empadão faria parte da minha prenda. E fez! E ele adorou! Fiquei com o coração quentinho, quentinho, por ter contribuído para que ele tivesse um óptimo dia de aniversário.
As quantidades que vou indicar são para, pelo menos 6 pessoas (dá para mais)
domingo, 2 de junho de 2013
Dois selos
Hoje, a querida Vivi do blog Esqueci-me de Viver, deixou-me um selo no seu blog. Fiquei muito contente por se ter lembrado de mim, e vou responder às 11 perguntas que deixou. Isso fez-me lembrar que tenho um rascunho, há muito tempo, de uma resposta ao blog Sabores do Paraíso que também me atribuiu um selo, e que nunca publiquei. À sua autora, peço muita desculpa pela demora na resposta. Vou, também, responder às suas perguntas.
As regras, que vou subverter, são as seguintes: