segunda-feira, 1 de maio de 2017

Bolo Mármore

Comer uma fatia de bolo ao pequeno-almoço de domingo, é "asneira" de que não abdico! Como já não tinha bolo congelado,  precisava de fazer um  para comer este domingo e congelar para os próximos. A  escolha recaiu sobre esta receita de Bolo Mármore, que me foi dada por uma colega de trabalho há uns bons anos e que nunca tinha visto a luz do dia. O marmoreado não saiu grande coisa porque não dividi bem a massa e juntei o chocolate à parte maior. Por essa razão, a parte escura ficou claramente predominante. Mas garanto-vos que o sabor não ficou minimamente prejudicado - o bolo ficou uma delícia!

 
Ingredientes

300g de açúcar
300g de farinha sem fermento
100g de chocolate em pó
100g de manteiga sem sal
230 ml de leite 
4 ovos grandes
2 c, chá de fermento Royal


Preparação

Todos os ingredientes devem estar à temperatura ambiente. A manteiga deve estar molinha, sem estar derretida.

Pré-aquecer o forno a 180º.
Untar e enfarinhar uma forma de chaminé.

Separar as gemas das claras, bater as últimas em castelo firme e reservar.
Peneirar a farinha e o fermento e reservar.
Bater muito bem a manteiga com o açúcar ( +/- 5 minutos)
Juntar as gemas e bater mais uns minutos. 
Reduzir a velocidade da batedeira para o mínimo e juntar o leite, batendo até misturar completamente. Nessa altura, aumentar a velocidade e bater mais um pouco.
Juntar a farinha e bater em velocidade baixa até obter uma massa uniforme e sem grumos. Juntar as claras em castelo, que devem ser envolvidas com uma espátula, sem bater.

Dividir a massa em duas partes e a uma das partes juntar o chocolate em pó, peneirado, e bater até que a massa volte a estar uniforme e sem grumos.

Deitar na forma colheradas alternadas de cada uma das massas.

Cozer durante 50 minutos ou até que ao espetar um palito este saia seco.



1 comentário:

  1. Sabes, durante anos a minha mãe fez o bolo mármore vezes​ sem conta, era mesmo quase todas as semanas! Eu reivindicava, queria outros bolos diferentes mas ela não cedia, dizia que aquele era bom e saía sempre bem! Pois olha, enjoei de uma tal maneira que durante anos não podia sequer ouvir falar de bolo mármore! Entretanto deu-me saudades, meti mãos na massa e fiz as pazes! Por isso era capaz de comer uma fatia bem generosa do teu! Ficou lindo! E o facto de ter mais massa de chocolate do que branca agrada-me muito! Beijinhos

    ResponderEliminar