sexta-feira, 28 de julho de 2017

Bolo de Buttermilk e Mirtilos - Buttermilk Blueberry Pound Cake Bundt

No domingo passado fiz este bolo e a coisa correu muito mal. Eu não estava nos meus melhores dias, e esqueci-me de pré-aquecer o forno. Resultado: fiquei com uma massa maravilhosa, numa forma preparada com spray anti-aderente, que não pôde entrar no forno senão 10 minutos depois. Suponho que, com esse tempo de espera,  o spray se terá misturado com a massa do fundo e deixado de funcionar como anti-aderente. Por sua vez, os mirtilos, apesar de misturados com farinha, como a massa não começou logo a cozer, afundaram.
O bolo acabou por cozer bem. Aguardei os 30 minutos recomendados antes de desenformar e quando finalmente voltei a forma... nada! Dei umas pancadas e... ploff! o bolo cai na rede com os mirtilos todos à mostra e o fundo colado na forma. Ai... só me apeteceu chorar!  O bolo não estava em condições de ser fotografado para um post, mas estava em condições de ser comido, porque é um bolo fa-bu-lo-so
Depois deste desaire, ficou logo decidido que voltaria a fazê-lo esta semana. E assim foi, fi-lo hoje  e saiu esta belezura que podem ver. Desta vez untei a forma com manteiga e polvilhei com farinha. 
Infelizmente, do bolo de hoje, não vou poder mostrar a fatia porque o P. vai levá-lo para o trabalho, mas para que possam ver como é fofo vou colocar foto da fatia do primeiro.
A receita base do bolo é esta do blog Brooklyn Homemaker. Eu apenas acrescentei os mirtilos. É dos bolos melhores que já comi! É suave, amanteigado, fofo, uma delícia!!




Ingredientes

226g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
1/4 chávena de óleo
3/4 chávena de buttemilk*, à temperatura ambiente
5 ovos XL, à temperatura ambiente
2 1/2 chávenas de farinha sem fermento e mais um pouco para envolver os mirtilos
1 1/2 chávena de açúcar (usei açúcar fino para bolos da Sidul)
1 1/2 c. chá de sal fino (só pus 1)
2 c. chá de fermento Royal
1 c. sopa de baunilha (só pus 1 c. café)
2 chávenas de mirtilos frescos


Preparação

*Como o buttermilk é muito difícil de encontrar, eu  fiz a receita caseira: Numa chávena com capacidade de 240 ml, colocar uma colher de sopa de sumo de limão. Completar a chávena com leite gordo. Mexer e passar para um recipiente maior, mexer de novo, esperar 10 minutos e está pronto a usar. Medir 3/4 de chávena e reservar.

Pré-aquecer o forno a 160º
Untar muito bem uma forma de 26 cm e polvilhar com farinha. Voltar a forma ao contrário para retirar o excesso de farinha.
Envolver os mirtilos, que devem estar bem secos, com uma colher de sopa de farinha e reservar.
Bater a manteiga até ficar bem cremosa, 1 ou 2 minutos. Juntar o óleo e bater até que esteja bem incorporado.
Acrescentar o açúcar e bater durante 3 minutos.
Juntar os ovos, um a um, e bater até que estejam bem incorporados. Não juntar o seguinte sem que o anterior esteja misturado.
Noutra taça, peneirar a farinha, o fermento e o sal.
Misturar a baunilha em 3/4 de chávena de buttermilk.
Juntar alternadamente a farinha e o buttermilk, começando e acabando com a farinha, e batendo em velocidade baixa/média, tendo o cuidado de não bater demasiado.
Misturar os mirtilos com uma espátula.
Verter a massa na forma, dando umas pancadinhas sobre a bancada, para acamar.
Cozer durante 50 a 60 minutos, ou até que um palito espetado no centro, saia seco.
Deixar arrefecer na forma, sobre uma rede, durante 30 minutos e só depois desenformar. 
Deixar arrefecer completamente sobre a rede.

  



Sem comentários:

Enviar um comentário