sexta-feira, 28 de julho de 2017

Bolo de Buttermilk e Mirtilos - Buttermilk Blueberry Pound Cake Bundt

No domingo passado fiz este bolo e a coisa correu muito mal. Eu não estava nos meus melhores dias, e esqueci-me de pré-aquecer o forno. Resultado: fiquei com uma massa maravilhosa, numa forma preparada com spray anti-aderente, que não pôde entrar no forno senão 10 minutos depois. Suponho que, com esse tempo de espera,  o spray se terá misturado com a massa do fundo e deixado de funcionar como anti-aderente. Por sua vez, os mirtilos, apesar de misturados com farinha, como a massa não começou logo a cozer, afundaram.
O bolo acabou por cozer bem. Aguardei os 30 minutos recomendados antes de desenformar e quando finalmente voltei a forma... nada! Dei umas pancadas e... ploff! o bolo cai na rede com os mirtilos todos à mostra e o fundo colado na forma. Ai... só me apeteceu chorar!  O bolo não estava em condições de ser fotografado para um post, mas estava em condições de ser comido, porque é um bolo fa-bu-lo-so
Depois deste desaire, ficou logo decidido que voltaria a fazê-lo esta semana. E assim foi, fi-lo hoje  e saiu esta belezura que podem ver. Desta vez untei a forma com manteiga e polvilhei com farinha. 
Infelizmente, do bolo de hoje, não vou poder mostrar a fatia porque o P. vai levá-lo para o trabalho, mas para que possam ver como é fofo vou colocar foto da fatia do primeiro.
A receita base do bolo é esta do blog Brooklyn Homemaker. Eu apenas acrescentei os mirtilos. É dos bolos melhores que já comi! É suave, amanteigado, fofo, uma delícia!!


segunda-feira, 24 de julho de 2017

Salada de Grão-de-Bico, Pimento, Aipo e Couscous

Não há como negar: Verão é tempo de saladas! Eu, que adoro saladas, estou nas minhas sete quintas  e elas são, quase sempre, o meu almoço.

Esta que vos trago hoje, foi inspirada numa que vi no Blog Con tu pan te lo comas, da Nuria. Leva couscous e  cominhos, dois ingredientes que eu (vá-se lá entender porquê) raramente uso.
Acho que foram mais os cominhos do que o couscous, que me levaram a fazê-la.  À receita original, acrescentei aipo e coentros, que lhe ficam a matar!
Aconselho-vos vivamente a fazer, porque é deliciosa!


quinta-feira, 20 de julho de 2017

Bolachas de Chocolate

No fim-de-semana passado fiz umas bolachas de  chocolate, que adorámos, mas não tirei fotografias para poder publicá-las. Hoje voltei a fazer e vou deixar-vos a receita, que tirei do Livro de Pantagruel.
São muito fáceis e muito boas. Apenas sinto alguma dificuldade a transferi-las para o tabuleiro, porque a massa é muito mole. Talvez um pouco mais de farinha não fosse má ideia, não sei. Eu segui a receita à risca e pus rigorosamente as quantidades indicadas.


domingo, 16 de julho de 2017

Linguado Grelhado com Molho de Azeite e Coentros

Para que não digam que nesta casa é só bolos, hoje trago um belo dum linguado grelhado!
Normalmente sou eu que vou à praça ao sábado, mas quando quero peixe fresquinho, lá convenço o P. a ir porque ele  é que percebe de peixe, e é muito mais imaginativo do que eu. Neste sábado apareceu em casa com uma pescada maravilhosa, um grande linguado e uns belos camarões. Para o almoço, fez o linguado grelhado com molho de azeite e coentros.


terça-feira, 4 de julho de 2017

Apple Spice Cake - Receita de Dorothy Mae Brown

Há dias comprei dois quilos de Royal Gala, mas como cá em casa não comemos muitas maçãs os dias foram passando  e as coitadas  permaneciam intocadas num cesto de fruta. Antes que começassem a estragar-se,  decidi que iriam ser as protagonistas no bolo deste fim-de-semana. Tinha visto há muito tempo, no site da Martha Stewart,  uma receita que me ficou debaixo de olho. 
A receita não é dela, é de uma convidada de um programa seu de 2006, Dorothy Mae Brown. Segundo parece, é uma das receitas mais vistas do site. E não admira, porque é um bolo fabuloso!! Na receita original, o bolo é servido com um molho de caramelo, que eu não fiz. 
A massa do bolo fica muito densa e difícil de bater com uma batedeira normal. Eu acabei por  misturar as  maçãs e as nozes com uma espátula.
No vídeo da receita, a massa é batida com uma Kitchenaid. Depois de juntar as maçãs, continuam a bater em velocidade alta, o que faz com que parte das maçãs se desfaçam e transmitam sucos  à massa, tornando-a menos densa. Com Kitchenaid ou com batedeira normal,  não deixem de o fazer. Fica um bolo húmido, aromático, uma delícia!!