domingo, 10 de dezembro de 2017

Lulinhas à Guilho

Estas lulinhas al ajillo que, por imposição do P. se chamaram "à guilho", são uma verdadeira delícia!! Não acreditam?  Pois, eu também fiquei com um pé atrás quando ele chegou da praça e me disse que tinha comprado lulinhas e que o peixeiro lhe tinha sugerido fazê-las  "à guilho"...  Mas são mesmo maravilhosas, a sério, não deixem de experimentar! Por aqui vamos repetir muitas vezes.


domingo, 19 de novembro de 2017

Spice and Walnut Bundt Cake - Bolo de Especiarias e Nozes

Desde que vi esta receita publicada no blog Brooklyn Homemaker sabia que tinha de a fazer. Ponderei não utilizar o cravinho, que é uma especiaria que não aprecio, mas decidi que seguiria a receita à letra. De facto, para o meu gosto, o cravinho não acrescenta valor  e na próxima vez que fizer o bolo não o utilizarei. Apesar de não ser um sabor dominante, nota-se que está lá e, definitivamente, não me agrada. Mas apesar do cravinho, o bolo é muito bom! Por isso, com cravinho ou sem ele, não deixem de o fazer. 
O meu bolo ficou um pouco seco, porque um telefonema me distraiu  e deixei cozer demasiado.
Fiz meia  receita, mas vou indicar os ingredientes para a receita completa


quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Feijoada de Cogumelos Portobello

Já vos confessei que se não fosse o facto de o P. ser um carnívoro do pior, eu  comeria muitas mais vezes refeições vegetarianas. Então se incluírem grão ou feijão, estou nas minhas sete quintas! Como durante a semana almoço sozinha, aproveito para fazer os meus pratinhos vegetarianos.
Um destes dias fiz uma feijoada de cogumelos ma-ra-vi-lho-sa, que vos deixo hoje aqui.


sábado, 21 de outubro de 2017

Empadão de Atum

Ontem chegámos às 19 horas  sem nada programado para o jantar. Como não tínhamos descongelado nada,   e havia atum e um pacote de puré Maggi na despensa, lembrei-me que era uma boa oportunidade para experimentar fazer um empadão de atum, que nunca tínhamos comido.
O P. concordou, mas nenhum de nós tinha grandes expectativas em relação ao que dali sairia... Como estávamos enganados! O raio do empadão saiu uma verdadeira delícia! Quando comecei a fazer, disse-lhe que ia tirar fotografias, porque se ficasse bom publicava. Ainda bem que o fiz porque não ficou bom, ficou  muito bom! Além disso, é muito rápido, comecei a fazer às 19h e às 20h estávamos a sentar-nos à mesa.
Se são como eu e nunca comeram, experimentem porque vale a pena.
As quantidades indicadas abaixo são para duas pessoas que comam muito ou três que comam normalmente. 


terça-feira, 3 de outubro de 2017

Bolo de Dióspiros e Nozes

Ontem, uma amiga que tem uma casa para os lados de Tomar onde tem muitas árvores de fruto, trouxe-me um tabuleiro com uns 20 dióspiros biológicos e deliciosos! Eu adoro dióspiros, mas não tenho como dar conta de tantos,  visto que o P. tem a mania que não gosta. Ela sugeriu que eu congelasse a polpa de alguns, em caixinhas, e eu lembrei-me que em tempos vi o chef Hernâni Ermida na TVI a fazer um bolo de dióspiros que me ficou debaixo de olho. Assim, congelei alguns, deixei os que estão menos maduros a amadurecer para comer ao natural, e fui ao site do chef Hernâni Ermida ver a receita para fazer o bolo.
E que bolo delicioso, só vos digo! Isto é uma desgraça, com tanto bolo bom com que a gente se cruza... Não há linha que resista😢.


sábado, 23 de setembro de 2017

William Tell's Never-Miss Apple Cake Recipe

Acho que já vos disse que o Outono é a minha estação preferida. Por isso, é sempre com grande entusiasmo que procuro uma receita nova para lhe dar as boas vindas. Desta vez, a escolhida foi esta receita, que me pareceu para além de boa! Apesar de o nome dizer que é uma receita que nunca falha, houve um momento, quando juntei o recheio de queijo creme e o vi espalhar-se até às bordas da forma, em que eu temi que o desenformar do bolo corresse mal. No entanto,  o meu receio acabou por se mostrar infundado e, apesar de o recheio ser visível em alguns pontos, o bolo desenformou lindamente. E o sabor, senhores? Tal como eu imaginei, este é mais um bolo delicioso! Os americanos deixam muito a desejar em montes de coisas, mas em bolos são imbatíveis. 
Deixo apenas um aviso: este bolo é um bocadinho trabalhoso, tinha-me dado jeito um ajudante...



sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Louisa's Cake - Bolo de Ricotta e Limão

Este bolo é delicioso! A minha intuição não me enganou quando, há já mais de um ano, o marquei como um dos bolos que tinha de fazer. Depois de o provar, não me perdoo por ter demorado tanto a fazê-lo. A receita é do Food52 e apenas alterei a temperatura de cozedura. Medi os ingredientes em cups conforme indicado, mas pesei-os para poder dar a receita em gramas. Um conselho: não demorem tanto como eu a experimentar!

 

sábado, 2 de setembro de 2017

Bolo de Iogurte e Limão

Já há mais de um mês que não saía um bolo do meu forno e eu já estava a ressacar 😋 Como queria aproveitar o bolinho que iria fazer, para publicar aqui no blog, fui à procura de sabores que nunca por aqui tivessem passado. E surgiu-me o limão.  Bom, não é bem verdade que bolo de limão nunca por aqui tenha passado, mas o que passou era light  e isso, para o efeito, não conta. Fui à minha loooonga lista de receitas que quero fazer, e encontrei esta que uma colega me deu há uns tempos e que me pareceu interessante.
Por acaso tinha todos os ingredientes, e meti mãos à obra.
Fica um bolo muito bom, com aquele saborzinho a limão, e é perfeito para acompanhar um chá, ao lanche ou ao pequeno-almoço.


quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Salada de Atum, Camarão, Ervilhas, Batatas e Ovos

Cá em casa, Verão é tempo de saladas. Esta que vos trago hoje, já foi feita há umas semanas mas ficou esquecida nos rascunhos. Como o bom tempo ainda  vai continuar, deixo-vos esta ideia. É uma salada que fica tão  boa quente como fria.


quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Salada de Queijo Mozzarella com Endívias

Há dias chegámos da praia sem nada programado para o almoço. Decidimos, então,  fazer uma salada com o que houvesse no frigorífico. Como, por acaso, estávamos bem fornecidos de frescos, saiu uma salada variada, fresca e deliciosa, perfeita para dias quentes. 


sábado, 5 de agosto de 2017

Bruschettas de Bacalhau e Pimentos

Quando vi esta receita no Cinco Quartos de Laranja, soube logo que tinha de a fazer muito em breve. Como tinha uns lombos enormes de bacalhau especial, demolhados e congelados, na terça feira passada foi o nosso almoço pós-praia. Antes de ir para a praia tirei o bacalhau para descongelar e quando cheguei foi só pôr mãos à obra.
Só vos digo, é bom demais! O filho do P. mal acabou a refeição, disse-me logo: "Tens de repetir isto rapidamente!"  Para três pessoas, usei um lombo de bacalhau de cerca de 500g que rendeu 4 bruschettas, e como só tinha pimentos verdes, foram esses os que usei. O sabor não creio que faça diferença, mas com o pimento amarelo e vermelho fica mais lindo.


terça-feira, 1 de agosto de 2017

Duo de Panna-Cotta e Mousse de Chocolate com Mirtilos

Depois de muito tempo  sem participar no desafio mensal do grupo Dia Um...Na Cozinha, é com muita satisfação que volto finalmente a fazê-lo, e  com um tema que muito me agrada, mas que me deixou um bocado às aranhas... Não sabia muito bem o que fazer e, ao mesmo tempo, queria que a sobremesa de camadas fosse uma combinação dos sabores apreciados cá em casa. Assim, foi natural que a escolha fosse panna-cotta e mousse de chocolate, separadas por uma camada de mirtilos para cortar tanta doçura.
É uma sobremesa que tem de ser comida bem fria, pelo menos 12 horas depois de ser montada. Os ingredientes indicados rendem três copos grandes.


sexta-feira, 28 de julho de 2017

Bolo de Buttermilk e Mirtilos - Buttermilk Blueberry Pound Cake Bundt

No domingo passado fiz este bolo e a coisa correu muito mal. Eu não estava nos meus melhores dias, e esqueci-me de pré-aquecer o forno. Resultado: fiquei com uma massa maravilhosa, numa forma preparada com spray anti-aderente, que não pôde entrar no forno senão 10 minutos depois. Suponho que, com esse tempo de espera,  o spray se terá misturado com a massa do fundo e deixado de funcionar como anti-aderente. Por sua vez, os mirtilos, apesar de misturados com farinha, como a massa não começou logo a cozer, afundaram.
O bolo acabou por cozer bem. Aguardei os 30 minutos recomendados antes de desenformar e quando finalmente voltei a forma... nada! Dei umas pancadas e... ploff! o bolo cai na rede com os mirtilos todos à mostra e o fundo colado na forma. Ai... só me apeteceu chorar!  O bolo não estava em condições de ser fotografado para um post, mas estava em condições de ser comido, porque é um bolo fa-bu-lo-so
Depois deste desaire, ficou logo decidido que voltaria a fazê-lo esta semana. E assim foi, fi-lo hoje  e saiu esta belezura que podem ver. Desta vez untei a forma com manteiga e polvilhei com farinha. 
Infelizmente, do bolo de hoje, não vou poder mostrar a fatia porque o P. vai levá-lo para o trabalho, mas para que possam ver como é fofo vou colocar foto da fatia do primeiro.
A receita base do bolo é esta do blog Brooklyn Homemaker. Eu apenas acrescentei os mirtilos. É dos bolos melhores que já comi! É suave, amanteigado, fofo, uma delícia!!


segunda-feira, 24 de julho de 2017

Salada de Grão-de-Bico, Pimento, Aipo e Couscous

Não há como negar: Verão é tempo de saladas! Eu, que adoro saladas, estou nas minhas sete quintas  e elas são, quase sempre, o meu almoço.

Esta que vos trago hoje, foi inspirada numa que vi no Blog Con tu pan te lo comas, da Nuria. Leva couscous e  cominhos, dois ingredientes que eu (vá-se lá entender porquê) raramente uso.
Acho que foram mais os cominhos do que o couscous, que me levaram a fazê-la.  À receita original, acrescentei aipo e coentros, que lhe ficam a matar!
Aconselho-vos vivamente a fazer, porque é deliciosa!


quinta-feira, 20 de julho de 2017

Bolachas de Chocolate

No fim-de-semana passado fiz umas bolachas de  chocolate, que adorámos, mas não tirei fotografias para poder publicá-las. Hoje voltei a fazer e vou deixar-vos a receita, que tirei do Livro de Pantagruel.
São muito fáceis e muito boas. Apenas sinto alguma dificuldade a transferi-las para o tabuleiro, porque a massa é muito mole. Talvez um pouco mais de farinha não fosse má ideia, não sei. Eu segui a receita à risca e pus rigorosamente as quantidades indicadas.


domingo, 16 de julho de 2017

Linguado Grelhado com Molho de Azeite e Coentros

Para que não digam que nesta casa é só bolos, hoje trago um belo dum linguado grelhado!
Normalmente sou eu que vou à praça ao sábado, mas quando quero peixe fresquinho, lá convenço o P. a ir porque ele  é que percebe de peixe, e é muito mais imaginativo do que eu. Neste sábado apareceu em casa com uma pescada maravilhosa, um grande linguado e uns belos camarões. Para o almoço, fez o linguado grelhado com molho de azeite e coentros.


terça-feira, 4 de julho de 2017

Apple Spice Cake - Receita de Dorothy Mae Brown

Há dias comprei dois quilos de Royal Gala, mas como cá em casa não comemos muitas maçãs os dias foram passando  e as coitadas  permaneciam intocadas num cesto de fruta. Antes que começassem a estragar-se,  decidi que iriam ser as protagonistas no bolo deste fim-de-semana. Tinha visto há muito tempo, no site da Martha Stewart,  uma receita que me ficou debaixo de olho. 
A receita não é dela, é de uma convidada de um programa seu de 2006, Dorothy Mae Brown. Segundo parece, é uma das receitas mais vistas do site. E não admira, porque é um bolo fabuloso!! Na receita original, o bolo é servido com um molho de caramelo, que eu não fiz. 
A massa do bolo fica muito densa e difícil de bater com uma batedeira normal. Eu acabei por  misturar as  maçãs e as nozes com uma espátula.
No vídeo da receita, a massa é batida com uma Kitchenaid. Depois de juntar as maçãs, continuam a bater em velocidade alta, o que faz com que parte das maçãs se desfaçam e transmitam sucos  à massa, tornando-a menos densa. Com Kitchenaid ou com batedeira normal,  não deixem de o fazer. Fica um bolo húmido, aromático, uma delícia!!


sexta-feira, 30 de junho de 2017

Doce de Pêssego

Acho que já aqui disse que adoro compotas e que a  minha Mãe fazia as melhores compotas do mundo. Ela costumava fazer doce de pavia, que é uma qualidade de pêssego que se encontra muito em Chaves, na época das vindimas,  e que é a minha segunda compota favorita (a primeiríssima é a de cereja). 
Como não encontro pavias em Lisboa, nunca tinha experimentado fazer.  Há dias, comprei na praça dois quilos de pêssegos de roer, dos amarelos, e como não  lhe estávamos a dar vazão (ele há cerejas, ele há figos, ele há melão...) decidi fazer com eles doce, à moda do doce de pavia, antes que se estragassem. E só vos digo: ficou um doce lindo e delicioso! Fiz com 580 g de pêssegos, pesados depois de descascados e descaroçados, e rendeu um frasco médio e um pequenino. Está bom de ver que vou ter de fazer mais...


domingo, 25 de junho de 2017

Bolo de Coco

O P. fez anos hoje e pediu-me um bolo de coco. Andei por aí à procura, e acabei por fazer este, mas sem a calda,  reguei apenas com uma chávena de leite quente.
Fica um bolo húmido e muito bom.


domingo, 18 de junho de 2017

Cheesecake com Doce de Morangos

Por incrível que pareça, até hoje, nunca tinha feito cheesecake. Fico sempre a babar com os que vejo na net, quando como adoro,  mas fazer... nada!  Hoje decidi-me, porque é domingo (portanto, dia de bolinho) mas como está taaaanto calor, nem pensar em ligar o forno! Além disso, é fresquinho, fresquinho... A receita deu-ma uma colega há mais de um ano e já estava cansada de estar guardada😃. 
A base ficou um bocado "solta" porque a receita pedia 80 g de manteiga, e foi isso que pus. Mas, para ligar bem,  tem de levar 100 g. Fora isso, ficou uma delícia! 


quinta-feira, 15 de junho de 2017

Bolo de Sardinhas

Há dias, vi no programa Olá Maria, no Porto Canal, esta receita que me fez crescer água na boca.  Foi feita pela chef Monica Pereira que  sempre me encantou com as suas receitas doces. Desta vez, para comemorar o Santo António, fez este delicioso bolo salgado que eu tive de fazer logo a seguir :)


segunda-feira, 29 de maio de 2017

Bolo de Chocolate com Dois Ingredientes

Quando vi esta receita do site Receitas e Temperos, soube logo que tinha de a fazer. Dois ingredientes, a sério?? Parece impossível, não é? Não só não é impossível, como faz um bolo muito bom e fofinho!

Ontem, com o dia chuvoso e aborrecido que esteve, apeteceu mesmo fazer um bolo e foi este que saiu.


segunda-feira, 1 de maio de 2017

Bolo Mármore

Comer uma fatia de bolo ao pequeno-almoço de domingo, é "asneira" de que não abdico! Como já não tinha bolo congelado,  precisava de fazer um  para comer este domingo e congelar para os próximos. A  escolha recaiu sobre esta receita de Bolo Mármore, que me foi dada por uma colega de trabalho há uns bons anos e que nunca tinha visto a luz do dia. O marmoreado não saiu grande coisa porque não dividi bem a massa e juntei o chocolate à parte maior. Por essa razão, a parte escura ficou claramente predominante. Mas garanto-vos que o sabor não ficou minimamente prejudicado - o bolo ficou uma delícia!

 

domingo, 26 de março de 2017

Brownies de Caramelo da Filipa Gomes

Há tanto tempo que não publico nada, que já não sei se ainda me lembro como se faz... 
Desde que comecei o meu programa de reeducação alimentar não tenho feito coisas muito interessantes para publicar. Já passaram 11 meses e 25 kg foram à vida. 
Continuo a comer de forma saudável e equilibrada, a fazer as minhas caminhadas e, de vez em quando, a comer uma fatiazinha de bolo.
Este fim de semana decidi fazer uma receita da Filipa Gomes, exibida no programa Prato do Dia do 24Kitchen. 
Já tinha comido estes brownies antes de começar a fazer dieta, feitos por uma colega, e fiquei completamente doida com eles!
Por isso, quando o filho do P me pediu brownies, decidi que tinha de fazer esta receita.

Dão um bocadinho de trabalho ( na televisão parece tudo tãaaõ fácil...),  e a segunda metade da massa custa um bocadinho a espalhar (gostava de saber se há uma forma de fazer a massa continuar fluida depois de meia hora de espera) mas valem muito a pena. 

Como tive alguma dificuldade em espalhar a segunda metade da massa, o caramelo borbulhou um pouco e passou para cima em alguns sítios. Mas só vos digo: é  das coisas mais deliciosas que há! Adoro a Filipa e as receitas dela!

Quando me lembrei que podia aproveitar para publicar já faltavam alguns quadrados.