segunda-feira, 1 de abril de 2013

Pão-de-Ló de Alfeizarão

Sábado, 1h23 da manhã, eu o P. e o filho dele sem sono, e com vontade de fazer um doce.
Vi esta receita na página "A minha cozinha" - da Clara de  Sousa (aqui), e decidimos ir fazer. É muito fácil, rápido e muito bom.
É assim :






Ingredientes

6 gemas (7 se os ovos forem pequenos)
2 ovos inteiros
100gr de açúcar
50gr de farinha com fermento

Preparação


Bater as gemas e os 2 ovos com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada com o triplo do volume. Demorou 7 minutos com a batedeira. Incorporar a farinha peneirada com a colher de pau em movimentos suaves de baixo para cima.
Forrar com papel vegetal uma forma redonda sem buraco e despejar aí o creme.
Levar a forno pré-aquecido a 220º, tapando a forma com outra folha de papel vegetal para não queimar. Eu não tapei e o meu ficou "mulatinho". Cozer durante 7 minutos para ficar com o interior liquido, ou 10 minutos se o preferir húmido mas seco. Eu cozi 8 minutos. Não ficou muito liquido, mas não secou. Ficou uma delícia.  Comer no dia seguinte.



Nota: Parece-me que o papel vegetal, por ser muito fino, não será o mais indicado para este bolo. O meu pão-de-Ló também ficou um bocadinho queimado por baixo.
Por isso, da próxima vez vou utilizar papel manteiga.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Bom dia!!!

    Aiiii como eu gosto deste pao de ló, e o teu ficou uma verdadeira delicia!!!! Hummm

    Ja comia uma fatia!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  2. Ai gosto tanto e está tãooo bonitinho :)
    beijinhos kida

    ResponderEliminar
  3. Querida,

    Sabes porque é que esse pão de ló ficou assim tão lindo e com esse "ar" tão delicioso e apetecível ? Porque foi feito de madrugada ! eh eh eh

    Que tentação, Lina, adoro um pão de ló assim, também fiz mas simples, sem recheio ! :)

    Beijinhos grandes

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Que belo pão de ló e, esse creme é de ficar a babar.
    Kiss, susana

    ResponderEliminar
  5. Mas que aspecto maravilhoso :D Adoro pão-de-ló húmido :D

    Beijinhos e tem uma óptima semana :D

    ResponderEliminar
  6. Lina,não duvido que é muito bom,tem um ar muito apetitoso,e já estou a ver que desapareceu metade antes de tirar a foto:)bjs e uma boa semana,violeta

    ResponderEliminar
  7. Também vi e não resisti. Fiz na Páscoa e ficou divinal. Como é que uma coisa tão simples, tão fácil de fazer e tão económica, fica tãaaaao boa?

    ResponderEliminar
  8. ele ficou queimado por estar demasiado tempo no forno e não pelo papel vegetal. Eu uso sempre papael vegetal e fica apenas um beje acastanhado por cima, não fica mais do que 7/10 minutos no forno... esse ficou mais...

    ResponderEliminar