segunda-feira, 1 de maio de 2017

Bolo Mármore

Comer uma fatia de bolo ao pequeno-almoço de domingo, é "asneira" de que não abdico! Como já não tinha bolo congelado,  precisava de fazer um  para comer este domingo e congelar para os próximos. A  escolha recaiu sobre esta receita de Bolo Mármore, que me foi dada por uma colega de trabalho há uns bons anos e que nunca tinha visto a luz do dia. O marmoreado não saiu grande coisa porque não dividi bem a massa e juntei o chocolate à parte maior. Por essa razão, a parte escura ficou claramente predominante. Mas garanto-vos que o sabor não ficou minimamente prejudicado - o bolo ficou uma delícia!

 
Ingredientes

300g de açúcar
300g de farinha sem fermento
100g de chocolate em pó
100g de manteiga sem sal
230 ml de leite 
4 ovos grandes
2 c, chá de fermento Royal


Preparação

Todos os ingredientes devem estar à temperatura ambiente. A manteiga deve estar molinha, sem estar derretida.

Pré-aquecer o forno a 180º.
Untar e enfarinhar uma forma de chaminé.

Separar as gemas das claras, bater as últimas em castelo firme e reservar.
Peneirar a farinha e o fermento e reservar.
Bater muito bem a manteiga com o açúcar ( +/- 5 minutos)
Juntar as gemas e bater mais uns minutos. 
Reduzir a velocidade da batedeira para o mínimo e juntar o leite, batendo até misturar completamente. Nessa altura, aumentar a velocidade e bater mais um pouco.
Juntar a farinha e bater em velocidade baixa até obter uma massa uniforme e sem grumos. Juntar as claras em castelo, que devem ser envolvidas com uma espátula, sem bater.

Dividir a massa em duas partes e a uma das partes juntar o chocolate em pó, peneirado, e bater até que a massa volte a estar uniforme e sem grumos.

Deitar na forma colheradas alternadas de cada uma das massas.

Cozer durante 50 minutos ou até que ao espetar um palito este saia seco.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentário:

  1. Sabes, durante anos a minha mãe fez o bolo mármore vezes​ sem conta, era mesmo quase todas as semanas! Eu reivindicava, queria outros bolos diferentes mas ela não cedia, dizia que aquele era bom e saía sempre bem! Pois olha, enjoei de uma tal maneira que durante anos não podia sequer ouvir falar de bolo mármore! Entretanto deu-me saudades, meti mãos na massa e fiz as pazes! Por isso era capaz de comer uma fatia bem generosa do teu! Ficou lindo! E o facto de ter mais massa de chocolate do que branca agrada-me muito! Beijinhos

    ResponderEliminar