sábado, 3 de novembro de 2012

Pulpo a Gallega

E vou começar (tenho de começar por uma qualquer receita, não é?) por partilhar convosco uma receita de uma bloguista galega, a cujo blog - "La cocina de Frabisa", fui "levada" por outra cozinheira, também ela galega, do blog "Kanela y Limón". E como eu também sou quase galega, fiquei encantada e, seguramente, aí voltarei mais vezes..
Mas a receita em causa, a que ela chama "Pulpo de feira" é o famoso "Pulpo a gallega" que na minha juventude ia, propositadamente, comer a Verin...
Então aqui vai a receita, traduzida o mais fielmente possível... Espero que gostem.
Ingredientes (para 2-3 pesoas)
- 1 polvo de quilo e meio aprox. - Batatas inteiras (duas por pessoa) Devem ser todas do mesmo tamanho (médio, se possível) para que cozam ao mesmo tempo. - Pimentón de la Vera (o agridoce, que pode ser encontrado no El Corte Inglès) - Azeite virgem extra. - Sal marinho - Pratos de madeira para servir.
Execução

Observações prévias. - Não se pode cozer o polvo fresco, porque ficaria durissimo. Antigamente os marinheiros, para o "amansar", batiam com ele com força contra as rochas, mas hoje em dia consegue-se o mesmo resultando congelando-o. O único truque fundamental para um bom polvo, é conseguir o ponto certo de cozedura, quer dizer, que não fique a desfazer-se nem duro como uma pedra. Parece difícil, mas é apenas questão de prática e de uns pequenos truques que vos explicarei.

Comecemos- Tirar o polvo do congelador na noite anterior e deixá-lo num alguidar dentro do frigorífico para descongelar lentamente.
Aquecer água numa panela alta. Quando estiver quente mas sem ferver, meter e tirar o polvo (agarrado pela cabeça) três vezes dentro da água até que, finalmente, se deixa dentro da panela para cozer. O objectivo desta operação, é que o polvo se ambiente gradualmente à temperatura e assim não soltará a pele. Coze vinte minutos contados a partir do momento em que começa a ferver. Entretanto vamos descascando as batatas. Passados os vinte minutos, picamos com um garfo a parte mais grossa dos tentáculos junto à cabeça. Se ainda estiver dura, deixamos cozer mais uns minutos.Quando estiver cozido, retiramos o polvo que poremos em cima de uma taça, para que fique "sentado" sobre ela e, assim, os tentáculos ficarão separados. Reservamos.
Na água em que cozemos o polvo, cozinhamos agora as batatas durante vinte minutos,ou até que estejam cozidas, mas inteiras. Quando as batatas estiverem cozidas , e depois de as retirar da panela, metemos novamente o polvo na água quente por dois ou três minutos para aquecer. De seguida, molhamos o prato de madeira com água da cozedura, para aquecer e empapar a madeira. Cortamos o polvo com uma tesoura de cozinha em pedaços grossos. Colocamos as batatas no centro. Regamos generosamente com azeite e polvilhamos com pimentão de Vera e sal grosso.
Servimos acompanhado de um bom pão (tipo cacete) e de um belo vinho Alvarinho e deliciamo-nos!



Fonte:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentário:

  1. Madre mía, ¡¡qué ilusión me ha hecho ver esta publicación!! Muuuchas gracias por acordarte de mi en estos comienzos de tu blog!! Te felicito por tu blog, tienes calidad, se te notan ganas de mejorar y eso lo es todo, así empecé yo, poco a poco, con ganas y así sigo. Te mando un abrazo muy fuerte, me encanta tu tierra, pasé el fin de año en Oporto!!

    ResponderEliminar