domingo, 23 de dezembro de 2012

Aletria da minha mãe

Já fizemos a mousse de chocolate e a tarte de natas que, não sendo doces de Natal, não podem faltar na nossa mesa, pois são os preferidos do meu filho. Fizemos também a Aletria, com a receita da minha mãe, e o pudim de ovos está no forno.
É  a receita da Aletria que vos deixo.



Ingredientes

500 gr de aletria
400 gr de açúcar
6 dl de água
120 gr de margarina vaqueiro
1 litro a litro e meio de leite
6 gemas de ovo
2 cascas de laranja
2 cascas de limão
Canela para polvilhar
Sal qb


Preparação

Num tacho grande , deitar a água, a manteiga, uma pitada de sal, o açúcar e as  cascas da laranja e do limão, e deixar ferver por 6 minutos


Passados os 6 minutos, juntar a aletria muito bem partida, para evitar que apareçam fios colados, que ficariam mais duros. Cozinhar, mexendo sempre, até que fique sem água.

Retirar as cascas de limão e laranja.Nessa altura começar a juntar leite, e não parar de mexer até que a aletria esteja cozida.

Quando estiver cozida, mas ainda bem húmida, retirar do lume e juntar as gemas, que deverão ter sido bem batidas, e às quais se juntou um pouco de leite. Levar novamente ao lume, mexendo bem, por mais 1 minuto para cozer as gemas.

Deitar a aletria em pratos ou travessas e polvilhar com canela.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. ola bom dia,qual a medida da agua!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana, peço desculpa por só agora responder, mas só agora vi o seu comentário. Para esta quantidade de aletria, 6 dl de água.Num tacho de 26 cm, a água fica aproximadamente com dois dedos de altura.
      Obrigada pelo seu reparo, vou acrescentar na receita.

      Eliminar