sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Mousse de chocolate

Já devem ter reparado que quando sou eu a fazer as receitas, a reportagem fotográfica é um bocadinho limitada, para não dizer má. Às vezes esqueço-me mesmo de tirar fotografias. Foi o que aconteceu à maior parte das sobremesas deste Natal. A mousse do Natal voou, e para o fim-de-ano tive de fazer outra. E voltei a não fotografar. Quando já só havia um restinho, que mal enche uma tacinha, decidi mesmo assim fotografar para vos dar a receita.
Fica prometida uma actualização deste post, com boas fotografias, da próxima mousse que fizer.



Ingredientes

1 tablete de 200gr de chocolate negro (70% cacau)
6 ovos
5 colheres de sopa de açúcar
150 gr de manteiga
1 pitada de sal

Preparação


Começar por bater com a tablete, ainda fechada,(eu uso sempre Lindt)  na bancada da cozinha até sentir que o chocolate está todo bem partido. Retirar cuidadosamente todo o papel de prata, e deitar os pedaços de chocolate numa taça de vidro, onde já deve estar a manteiga cortada em pedaços.
Levar ao mirco-ondas um minuto e meio na potência máxima. Quando retirar ainda não estará tudo derretido, mas derreterá completamente depois de bem mexido com uma colher até o chocolate ficar com aspecto sedoso e brilhante. Reservar.
Entretanto, separar as gemas das claras. Bater as claras, a que juntou uma pitada de sal, em castelo bem firme, e reservar.
Na outra taça onde estão as gemas juntar as 5 colheres de açúcar e bater bem até a mistura ficar esbranquiçada. Nessa altura o chocolate já estará quase frio. Deitar  o chocolate em fio na mistura dos ovos e açúcar sem parar de bater. Continuar a bater até sentir que a mistura está a engrossar. Nessa altura, misturar, sem bater, as claras até obter uma mistura homogénea. Levar ao frio.
Eu gosto de acompanhar a mousse de chocolate com nozes partidas em pedaços pequenos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Oh pah, o que gostei do "arraçado de alentejano" ha ha Há mais do um mês que não fotografo nada, porque a minha limitação com uma máquina é grande :) Olha que essa mousse, embora pouca, já marchava. Obrigada pela visita ao meu blog.

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia ainda este blog, mas gostei muito do que encontrei!
    Vou continuar a explorar o que há por aqui e voltarei certamente mais vezes! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, eu também não conhecia o seu blog. Fui espreitar e gostei muito. Logo à noite vou olhar com mais detalhe.

      Eliminar
  3. Com nozes nunca experimentei, mas deve ser uma delicia :)

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar